‘Golpe do código de segurança’: Uber alerta clientes para novo esquema

Motoristas de aplicativo cobram valores altos de passageiros que nem mesmo estão dentro do carro. Entenda.



Em mais um golpe que acaba de surgir na praça, motoristas da Uber estão enganando clientes e gerando altas cobranças em seus nomes. Batizado de “golpe do código de segurança“, ele já foi motivo de alerta da empresa aos seus passageiros.

Leia mais: Clientes do Nubank ficam sem dinheiro após problema com depósito via boleto

O procedimento é relativamente simples. O motorista envia uma mensagem ao cliente antes de chegar ao local de embarque, solicitando o código de segurança da corrida. Quando o usuário informa o número, o condutor inicia a viagem e realiza um trajeto mais longo, sem a pessoa estar dentro do carro.

Segundo relatos de passageiros que sofreram o golpe, as justificativas dos motoristas para pedir o código antes da corrida incluem não conhecer bem a região e até erro no aplicativo.

O código de segurança ou de verificação da Uber, chamado de U-Código, é um dos recursos de segurança disponíveis no aplicativo. Ao ativar a opção nas configurações da ferramenta, o passageiro sempre precisa fornecer uma sequência de quatro números enviada ao seu celular antes do início de qualquer corrida.

O objetivo é garantir que o passageiro e o motorista estão na viagem certa, evitando erros e aumentando a segurança de ambos.

Uber confirma esquema

Os casos de fraude envolvendo o código de segurança foram confirmados pela Uber em nota enviada à Folha de S.Paulo. A empresa diz que “está comprometida em atualizar e fortalecer os seus processos internos para proteger a plataforma e os seus usuários”.

Para alertar os clientes, a Uber enviou um e-mail na última terça-feira (11) no qual explica sobre o funcionamento do U-Código. A empresa também orienta o usuário a nunca fornecer os números antes de entrar no veículo.

“Reforçamos em comunicações que, para que o código de verificação cumpra seu papel, é importante que a pessoa não compartilhe os quatro dígitos com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque. Isto é, o código não deve ser compartilhado pelo chat ou pelo telefone em nenhuma hipótese, apenas pessoalmente, no momento em que há o encontro com o motorista”, informou.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário