Em mais um golpe que acaba de surgir na praça, motoristas da Uber estão enganando clientes e gerando altas cobranças em seus nomes. Batizado de “golpe do código de segurança“, ele já foi motivo de alerta da empresa aos seus passageiros.
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O procedimento é relativamente simples. O motorista envia uma mensagem ao cliente antes de chegar ao local de embarque, solicitando o código de segurança da corrida. Quando o usuário informa o número, o condutor inicia a viagem e realiza um trajeto mais longo, sem a pessoa estar dentro do carro.
Segundo relatos de passageiros que sofreram o golpe, as justificativas dos motoristas para pedir o código antes da corrida incluem não conhecer bem a região e até erro no aplicativo.
O código de segurança ou de verificação da Uber, chamado de U-Código, é um dos recursos de segurança disponíveis no aplicativo. Ao ativar a opção nas configurações da ferramenta, o passageiro sempre precisa fornecer uma sequência de quatro números enviada ao seu celular antes do início de qualquer corrida.
O objetivo é garantir que o passageiro e o motorista estão na viagem certa, evitando erros e aumentando a segurança de ambos.
Uber confirma esquema
Os casos de fraude envolvendo o código de segurança foram confirmados pela Uber em nota enviada à Folha de S.Paulo. A empresa diz que “está comprometida em atualizar e fortalecer os seus processos internos para proteger a plataforma e os seus usuários”.
Para alertar os clientes, a Uber enviou um e-mail na última terça-feira (11) no qual explica sobre o funcionamento do U-Código. A empresa também orienta o usuário a nunca fornecer os números antes de entrar no veículo.
“Reforçamos em comunicações que, para que o código de verificação cumpra seu papel, é importante que a pessoa não compartilhe os quatro dígitos com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque. Isto é, o código não deve ser compartilhado pelo chat ou pelo telefone em nenhuma hipótese, apenas pessoalmente, no momento em que há o encontro com o motorista”, informou.