scorecardresearch ghost pixel



Não é por acaso: para que serve o código de entrega do iFood?

Descubra a importância do código de entrega do iFood para a segurança de clientes e entregadores. Saiba como funciona e evite golpes. Confira agora!



O iFood é reconhecido como uma das principais empresas de entrega de refeições por aplicativo. Quando bate aquela fome, o iFood está pronto para atender qualquer pessoa que deseje uma refeição diferente ou um prato comum, oferecendo uma ampla variedade de opções em sua plataforma.

Veja também: Nem tudo é permitido… 5 coisas que não convém ao pedir um iFood

O que significa o código de entrega do iFood

Antes de finalizar a compra, no entanto, os entregadores credenciados pelo iFood solicitam um código de entrega para que o pedido seja liberado. Esse código corresponde aos quatro últimos dígitos do número de celular do cliente que fez a solicitação por meio do aplicativo.

Mais proteção e segurança

De acordo com o iFood, essa medida de segurança visa proteger tanto o cliente quanto o entregador, garantindo que o pedido seja entregue diretamente nas mãos de quem o solicitou. Em comunicado oficial, a empresa ressalta a importância dessa medida:

“Esse código é uma medida de segurança para clientes e entregadores, garantindo a entrega do pedido. Portanto, o código deve ser fornecido pelo cliente ao entregador somente no momento da entrega. Com essa confirmação, o iFood registra a conclusão da compra e autoriza o entregador a entregar a sacola ao cliente.”

Como funciona o processo

O procedimento inicia-se com o entregador solicitando o código, que é digitado em seu aplicativo. Após a validação do código pelo entregador, a entrega é finalizada e o pedido ou refeição é entregue ao cliente. Os números correspondentes aos quatro últimos dígitos do celular do cliente são exibidos na tela de acompanhamento do pedido no aplicativo.

O iFood possui dois modelos de entrega

O primeiro é quando o próprio estabelecimento realiza a entrega, com seus próprios entregadores contratados. No segundo modelo, conhecido como Entrega Parceira, o iFood é responsável pela entrega, contando com entregadores cadastrados no aplicativo.

Entrega Parceira

Na modalidade Entrega Parceira, o código de entrega é obrigatório e precisa ser inserido pelo entregador no aplicativo. Nas entregas realizadas pelos entregadores contratados pelos estabelecimentos, a solicitação do código é opcional. Atualmente, a maioria das entregas do iFood é realizada pelos próprios entregadores dos restaurantes (61% dos pedidos em 2022).

Contato deve ser direto pelo aplicativo

Caso o pedido não possua um código, é possível solicitar ajuda diretamente no aplicativo. O iFood analisará o relato do cliente para entender o ocorrido e decidir se o pedido deve ser cancelado ou não. O código de entrega confirma que o cliente recebeu o pedido e que o mesmo está em suas mãos.

Se surgir algum problema com o pedido, o cliente deve entrar em contato com o restaurante ou com o iFood por meio do aplicativo, evitando compartilhar o número do código pelo chat. Os números devem ser informados pessoalmente ao entregador no momento da entrega.

É importante ressaltar que o cliente não deve contatar os entregadores pelo WhatsApp ou por outros canais de comunicação nos quais seu número de telefone fique exposto, pois essa atitude também pode expô-lo a possíveis golpes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário