Google Bard: 8 funções gratuitas da IA que otimizam o seu trabalho

Ferramenta do Google agiliza agendamento de reuniões, escrita de e-mails, resume conteúdos e ainda mantém usuários informados ao longo do dia.



Recentemente, o Google Bard, inteligência artificial (IA) da big tech, chegou ao Brasil e começa a ganhar destaque em território nacional por oferecer diversas funcionalidades interessantes. Durante o seu lançamento, a empresa anunciou que a ferramenta usa informações da internet para disponibilizar respostas novas e de “alta qualidade”.

Leia mais: Futuro promissor: invista em IA e consiga um salário de até R$ 40 mil

O recurso tem se mostrado um verdadeiro aliado por auxiliar de modo útil os usuários em algumas atividades rotineiras, que vão desde otimização de tarefas do trabalho até oferecimento de um resumo das informações do dia, já que está conectado em tempo real à internet. Confira as funções gratuitas usadas para facilitar o trabalho.

Como o Google Bard pode ajudar?

O portal Techtudo reuniu oito funções mais úteis para o dia a dia.

Com uma funcionalidade parecida com o popular ChatGPT, a plataforma opera a partir de comandos. Uma das funções citadas da lista é a facilidade em agendar reuniões. Para isso, o usuário precisa estar conectado à sua conta de trabalho e deve pedir ao chatbot para agendar o encontro, especificando quais pessoas vão participar.

A tecnologia vai analisar a disponibilidade de todos e ainda irá preparar os convites, deixando a equipe toda informada sobre o que será debatido. Além de agendar reuniões, o assistente escreve e-mails, tornando assim a comunicação mais ágil e simples. Ao pedir para ele elaborar uma resposta para um determinado e-mail, o sistema vai fornecer uma estrutura para que o usuário apenas personalize à sua maneira.

Quem gasta um bom tempo criando planilhas do zero poderá otimizar a criação de tabelas com a ajuda do Bard, pois ele oferece um modelo, baseado na solicitação do usuário, e ainda permite que o projeto seja exportado para o Google Planilhas. Essa é uma das vantagens da ferramenta em relação ao ChatGPT.

Mais uma função de destaque é a possibilidade de resumir artigos extensos e complexos em pontos principais. No comando, basta a pessoa solicitar ao chatbot a tarefa em questão e, em seguida, colar o link do conteúdo. Desse modo, ele responderá com os principais pontos e, dependendo do pedido, ainda pode explicar assuntos abordados.

E não para por aí: ao fornecer links de dois artigos, a IA pode oferecer uma comparação de ideias entre eles.

A possibilidade de resumo também se estende aos vídeos do YouTube, pois ele é capaz de apresentar sínteses sobre palestras, entrevistas e outros conteúdos. Como mencionado, por estar conectado em tempo real à internet, ele pode fornecer notícias do dia de fontes jornalísticas, como BBC News e The New York Times. Há possibilidade, inclusive, de ele oferecer um resumo mais personalizado.

Para quem trabalha usando processos criativos, o Bard também pode oferecer ajuda ao fornecer soluções inovadoras, insights e abordagens diferentes para executar alguns planos de trabalho. Além disso, a IA também serve para analisar dados, identificar tendências e fornecer relatórios sobre todas essas informações.

Vale mencionar que sempre é importante checar todas as respostas fornecidas, visto que o Bard está sujeito a cometer erros. Apesar disso, a ferramenta tem se mostrado um concorrente de peso no mercado das inteligências artificiais, tendo em vista a sua eficiência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário