A demência é uma das doenças temidas quando pensamos na população sênior. No entanto, existem formas de retardar e até mesmo inibir seu aparecimento exercitando o cérebro. Agora, um estudo descobriu que um hobby em conta e fácil de manter pode ajudar.
Leia também: Você é uma pessoa difícil? Pesquisa encontra método para descobrir isso
Praticar atividades literárias, como escrever um diário, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver demência, de acordo com essa pesquisa surpreendente. O estudo analisou dados de 10.000 pessoas com mais de 70 anos na Austrália e descobriu que aqueles envolvidos em atividades de alfabetização apresentavam uma redução de 11% no risco de demência.
Além de escrever, outras atividades desafiadoras para o cérebro, como jogar xadrez ou resolver palavras-cruzadas, também foram associadas a uma redução de 9% no risco da doença. Por outro lado, atividades sociais, como passeios e interações animadas, não tiveram o mesmo impacto significativo na prevenção da demência.
Hobby em conta pode ajudar, mas não é a única opção
Na pesquisa, os cientistas ressaltam a importância de manter a mente ativa e saudável através de atividades intelectuais e criativas, como a prática de marcenaria, pintura e desenho, que também foram associadas a uma redução de 7% no risco de desenvolver demência.
O grupo enfatiza que essas descobertas têm implicações significativas na formulação de políticas de cuidados geriátricos e no desenvolvimento de intervenções direcionadas à prevenção da demência em idosos. Atualmente, estima-se que existam cerca de 50 milhões de pessoas afetadas pela demência em todo o mundo, e esse número pode triplicar até 2050, chegando a mais de 152 milhões, devido ao envelhecimento da população.
Essa pesquisa destaca, portanto, a importância de atividades acessíveis e de baixo custo, como escrever um diário, que podem ajudar na prevenção da demência. É uma descoberta promissora que ressalta a necessidade de promover e incentivar a participação em atividades intelectuais e criativas para manter a saúde cognitiva durante toda a vida, inclusive na terceira idade.