scorecardresearch ghost pixel



Imposto de Renda: veja como descobrir se você está devendo alguma declaração

Está em dúvidas se deve a declaração do Imposto de Renda de algum ano e quer evitar dor de cabeça? A Receita Federal tem a solução!



Muitos brasileiros ficam em dúvida quando chega a hora de começar a preparar sua declaração de renda. Seja por desorganização financeira ou por não compreenderem como funciona a declaração ao Fisco, parte da população acaba encontrando problemas por não entregar o Imposto de Renda.

Leia mais: Segundo lote de restituição do Imposto de Renda: saiba quando a consulta será autorizada

Dessa forma, a Receita Federal irá abrir a consulta para que os contribuintes descubram se estão devendo alguma declaração do Imposto de Renda, seja deste ano ou dos anteriores. A consulta poderá ser feita a partir desta sexta (7), por meio do aplicativo do Meu Imposto de Renda. Além disso, será possível conferir também pela página da Receita ou no e-CAC, sendo preciso apenas informar sua conta Gov.Br.

Como saber se estou devendo a declaração?

Após acessar os canais citados anteriormente, caso o status de sua declaração apareça como “omissa”, significa que você está devendo informações. Assim, ao clicar no ano em que aparece a suposta omissão, haverá duas opções: “preencher a declaração” ou “consultar os motivos da omissão”.

Para realizar as declarações em atraso, os contribuintes podem utilizar a opção da declaração pré-preenchida, fornecida pela Receita Federal. Por meio dela, é possível que o contribuinte já acesse o documento com algumas informações completas. Desse modo, será necessário apenas conferir os dados informados e completar as informações que aparecerem como pendente.

Além disso, a nova função permite também que o contribuinte consulte a situação da sua declaração do IR 2023. Para isso, basta ir até a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRF)” e clicar na aba “Processamento”. Caso tenha pendências em aberto, o status será “Com pendências”. Por outro lado, se estiver como “Processada”, basta clicar na palavra para descobrir se você irá pagar impostos ou se tem alguma restituição a receber.




Voltar ao topo

Deixe um comentário