Indicadores de consumo de combustível dos carros são mesmo confiáveis?

Tecnologia não é nova e já gerou insegurança em muitos motoristas, mas recurso foi aprimorado. Será que dá para confiar?



Você já se sentiu inseguro quanto à precisão do indicador de combustível do seu veículo? Nos últimos anos, a tecnologia avançou em diversas áreas, até mesmo no setor automobilístico. Hoje, os consumidores têm acesso a diversas funcionalidades nos carros, como o computador de bordo.

Leia mais: Atenção, motorista: golpe da ‘bomba fantasma’ nos postos faz novas vítimas

Indicadores nos carros

O equipamento auxilia o motorista em várias funções, visto que mostra velocidade, rotações do motor e nível do combustível, ou seja, oferta os recursos tradicionais, mas até mesmo está realizando outras tarefas, como fazer emissão de alerta. Tudo isso acaba por oferecer mais tranquilidade e segurança a quem dirige.

Claro, a tecnologia nem sempre foi assim, uma vez que o recurso de indicação do consumo de combustível não era tão preciso no passado e, assim, essa incerteza impactava significantemente os motoristas e está influenciando-os até hoje, implicando tanto em seus hábitos de direção quanto em decisões referentes ao abastecimento.

Afinal, as informações indicadas no painel são, de fato, confiáveis? Confira mais detalhes a seguir!

Tecnologia foi aprimorada

Conforme aponta o portal Capitalist, o mecanismo que aponta o consumo de combustível não é algo novo. Essa tecnologia funcionava como uma calculadora que, inicialmente, gerava insegurança nos condutores, já que os motoristas ficavam sem gasolina, por exemplo, antes do previsto.

Diante disso, muitos condutores optavam por fazer esse cálculo manualmente, ou seja, as pessoas retornavam ao modo antigo de estimar o consumo, considerando quantidade de quilômetros rodados, bem como os litros necessários para completar o tanque, mas esse cenário mudou, pois as montadoras rapidamente buscaram estratégias para aprimorar os computadores de bordo.

Assim, conseguiram entregar mais credibilidade às informações mostradas nos painéis. Em resumo, os condutores usam carros mais modernos não precisam se preocupar com a confiabilidade do que é apontado pelo recurso.

Hoje, os motoristas podem contar com um painel que mostra o consumo em tempo real em modelos mais recentes lançados pelo mercado. Inclusive, o indicador se mostra ainda mais preciso, pois considera fatores diversos, como clima e até forma de condução, afinal de contas, tudo isso implica no consumo da gasolina, etanol ou diesel.

Com essas informações, o consumidor pode, inclusive, analisar como economizar e melhorar o gerenciamento, planejando melhor os abastecimentos e até mesmo consegue aumentar a segurança. Os carros atuais têm funções de condução que deixam o processo tão suave, que o motorista nem percebe quando está acelerando. Para resolver isso, os computadores de bordo emitem alertas, avisando quando é hora de tirar o pé do acelerador.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário