Você já teve aquela sensação de que alguém está sendo falso com você? De que essa pessoa sorri na sua frente, mas fala mal pelas costas? De que ela não é sincera, nem leal, nem confiável? Por mais que seja chato reconhecer, infelizmente existem indivíduos assim no mundo, e eles podem ser muito prejudiciais para a sua autoestima, reputação e relacionamentos. Mas como identificar esses perfis? Veja alguns sinais a seguir.
Leia mais: Amigos por prazer ou conveniência? 3 lições de Aristóteles revelam os sinais
4 sinais de que alguém está sendo falso
1. Ela muda de comportamento quando você está por perto
Você percebe que essa pessoa age de forma diferente quando você está por perto. Ela pode ser mais simpática, mais elogiosa, mais atenciosa ou mais interessada em você. Ou ela pode ser mais fria, mais distante, mais crítica ou mais indiferente. O fato é que ela não é consistente, nem autêntica, nem natural na sua presença. Ela muda de comportamento conforme a conveniência ou a intenção dela.
2. Ela evita contato visual ou físico com você
Você percebe que essa pessoa evita olhar nos seus olhos ou tocar em você. Ela pode desviar o olhar, baixar a cabeça, olhar para o celular ou para outra coisa enquanto estão se comunicando. Ou ela pode se afastar, cruzar os braços, se encolher ou se proteger quando está perto. O fato é que ela não se sente confortável, nem confiante, nem conectada com você, aparentando ter algo a esconder ou a temer.
3. Ela faz comentários indiretos ou irônicos sobre você
Você percebe que essa pessoa faz comentários indiretos ou irônicos ao seu respeito. Ela pode fazer piadas, alfinetadas, insinuações ou críticas veladas. Ou ela pode elogiar você de forma exagerada, falsa ou sarcástica. O fato é que não há honestidade, respeito e gentileza. Ela faz comentários indiretos ou irônicos porque tem inveja, raiva ou desprezo por você.
4. Ela se interessa demais ou de menos pela sua vida
Você percebe que essa pessoa se interessa demais ou de menos pela sua vida. Ela pode fazer perguntas demais, se intrometer demais, dar palpites demais ou se envolver demais. Ou ela pode ignorar você, não perguntar, não se importar ou não se envolver em nada. O fato é que ela não é equilibrada, nem amigável, nem solidária. Ela se interessa demais ou de menos pela sua vida porque tem curiosidade, interesse ou desdém.