scorecardresearch ghost pixel



Lucro do FGTS: quando vou poder sacar o dinheiro em 2023?

Milhares de trabalhadores receberam parte do montante referente ao lucro do FGTS de 2022, mas o valor ficará nas contas de boa parte dos brasileiros devido às regras.



Segundo informações da Caixa Econômica Federal, 217,7 milhões de contas receberam o crédito referente ao lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 2022. A instituição informou neste domingo, 30, que finalizou os depósitos, repassando R$ 12,7 bilhões para as contas dos brasileiros com saldo até 31 de dezembro do ano passado. 

Leia mais: FGTS rendeu mais que a inflação em seis dos últimos sete anos

Conforme os detalhes, o trabalhador recebeu R$ 24,62 a cada mil reais de saldo. Esse valor se refere ao lucro distribuído entre todas as contas de FGTS. Após o processo ser concluído, boa parte da população ficou na dúvida sobre quando poderá sacar uma fatia desse montante depositado. Veja como funciona o acesso a seguir.

Lucro do FGTS: dinheiro pode ser sacado?

O valor depositado referente ao lucro não pode ser sacado de modo isolado.

As normas de saque seguem as mesmas situações específicas para sacar o fundo, segundo a lei, ou seja, o saque poderá ser feito em caso de demissão sem justa causa, aquisição de um imóvel próprio, aposentadoria, saque-aniversário, desastres naturais e doenças graves.

Vale ressaltar que o dinheiro foi depositado para contas ativas ou inativas com saldo em dezembro, vinculadas ao FGTS em 2022, sendo assim, o trabalhador que iniciou as suas atividades com direito ao FGTS em 2023 não irá receber parte desse lucro.

Como saber quanto foi depositado?

Para isso, o cidadão pode consultar a informação diretamente no aplicativo do fundo, disponível para sistemas iOS e Android. Ao realizar o download, a pessoa precisa realizar o cadastro, caso não tenha. Depois disso, deve efetuar o login com CPF e a senha registrada.

No sistema, a pessoa poderá ver o saldo total, com a soma dos valores de todas as contas. O valor referente ao lucro está identificado da seguinte maneira: “AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2022”.

O lucro, repassado desde 2017, é resultado dos juros que o fundo recebe quando empresta dinheiro e financia projetos na área de infraestrutura e saneamento, por exemplo. Basicamente, ele funciona como uma instituição financeira que empresta valores e cobra juros.

A diferença é que o FGTS não é uma empresa e, por isso, não visa lucrar com essas operações. Assim, o lucro é distribuído. A Caixa Econômica Federal aponta que essa distribuição tem a finalidade de melhorar a remuneração das contas sem afetar os investimentos do banco.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário