Quando pensamos em metais valiosos, não necessariamente os mais raros, alguns nomes como o ouro, a platina e o diamante talvez passem na sua cabeça. A princípio, todos eles atendem às condições acima. Contudo, outro metal, não tão conhecido, também se junta à lista e ele é o ródio.
Veja também: TikToker desvenda os preços de relógios das celebridades e CHOCA a internet
Em suas características, ele pertence ao grupo de metais da platina. Seu símbolo químico é Rh e o número atômico é 45. Ele possui alta resistência à corrosão e ótima reflexão da luz e é amplamente utilizado na produção de joias.
O que explica o ródio ser tão caro?
Em primeiro lugar, mais da metade do ródio vem da África do Sul. Por isso, uma das motivações da sua valiosidade é o fato de serem produzidas apenas cerca de 30 toneladas de ródio metálico anualmente, e grande parte da sua produção ser concentrada em um país. Ou seja, sua escassez contribui para seu alto valor.
Diferenciando-se dos outros metais valiosos, o ródio é usado para o projeto de conversores catalíticos, que são fundamentais para os sistemas de exaustão automotivos e para a redução de emissões de poluentes. Ademais, ele também é usado na indústria espacial, na produção de vidros e em produtos químicos.
Qual é o preço dele?
Segundo informações do site Money Metals, atualizado no dia 20/07, o preço do ródio é o seguinte:
Preço do ródio por grama: $ 133,43
Preço do ródio por onça: $ 4.150,00
Preço do ródio por quilo: $ 133.425,60
Vale ressaltar que foram citadas as medidas comumente usadas nos Estados Unidos. No momento analisado, é perceptível uma grande diminuição do preço deste metal.
Para ser mais preciso, o mercado de ródio é conhecido por ser volátil, atingindo preços enormes e caindo significativamente em pouco período. Essa incerteza faz com que muitos investidores pensem duas ou mais vezes antes de comprar algo do tipo.