Não recebeu o Bolsa Família em julho? Saiba o que pode ter ocorrido e como resolver o problema

Beneficiário do programa deve saber como agir em situações de bloqueio dos pagamentos do benefício social.



A Caixa Econômica Federal está perto de encerrar os pagamentos da parcela de julho do Bolsa Família, mas algumas pessoas ainda não receberam o benefício. Além dos cidadãos que recebem somente nos últimos dias do calendário, há também aqueles que tiveram os repasses bloqueados.

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Mas afinal de contas, o que explica o bloqueio inesperado dos depósitos? O que o responsável pela família deve fazer em uma situação como essa?

O que leva ao bloqueio?

As razões para a interrupção dos pagamentos do benefício podem ser diversas, mas a principal é ter renda acima do permitido. Em junho, o governo iniciou um cruzamento de dados com o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), o que gerou a exclusão de 341 mil beneficiários que tinham renda acima do permitido.

Essas pessoas foram removidas do Bolsa Família, já que não estão mais dentro dos critérios de elegibilidade do programa. Para receber o benefício, é necessário ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e renda mensal de até R$ 218 por pessoa.

Falando sobre o CadÚnico, a falta de atualização do sistema é outro motivo comum de bloqueio. A regra determina que o beneficiário deve revisar seus dados a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança importante, como nascimento ou morte de um membro da família, novo emprego e mudança de endereço.

Outra razão para a suspensão é deixar de cumprir uma das condicionalidades do programa. São elas: realizar o acompanhamento nutricional dos filhos e o pré-natal de gestantes, manter frequência escolar mínima de crianças e adolescentes e cumprir o calendário de vacinação corretamente.

O que fazer em caso de bloqueio?

Quando a renda da família sobe para até meio salário mínimo por pessoa, ela pode se enquadrar na regra de proteção e continuar recebendo 50% do valor por mais dois anos. Caso o valor ultrapasse esse limite, não há como evitar a exclusão.

Contudo, se o problema que causou o bloqueio é a falta de atualização do CadÚnico ou o descumprimento de uma das condicionalidades, o cidadão deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para solicitar o desbloqueio dos pagamentos.

O pedido também pode ser feito pelo telefone da Central de Atendimento do Bolsa Família, no número 0800 707 2003. O processo não costuma ser difícil, mas pode levar algum tempo.




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