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Novo golpe na área: suposto contato da central Nubank faz vítimas

Segundo o Nubank, o fraudador avisa a vítima que a conta está bloqueada e, para resolver o problema, solicita uma transferência PIX que nunca é devolvida.



Nos últimos dias, clientes receberam uma notificação do Nubank alertando sobre mais um tipo de fraude que tem gerado dor de cabeça entre os usuários do roxinho. É o chamado “golpe da conta bloqueada”. A prática funciona a partir de uma suposta central de atendimento da fintech, desenvolvida especificamente para roubar dinheiro.

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Nesta ação maliciosa, os criminosos entram em contato com a vítima por mensagens de texto, informando que a conta está passando por algum problema e, por essa razão, está bloqueada temporariamente, mas tudo não passa de uma maneira de conseguir transferências via PIX. Entenda como tudo funciona ao longo do texto.

Nubank pede cautela

Segundo o banco digital, toda a ação funciona da seguinte forma: o usuário recebe uma mensagem de uma central de atendimento do banco, indicando que a conta está apresentando um problema. Para solucioná-lo, é preciso ligar para o contato telefônico especificado.

Nesta ligação, o golpista – que se passa por atendente – realiza toda a conversa com o intuito de convencer a vítima que, de fato, está falando com alguém do Nubank. Ele chega até mesmo a mencionar os dados pessoais do cliente para mostrar que tudo é verdadeiro. Desse modo, ao ganhar a confiança da pessoa, o criminoso solicita que a pessoa realize várias ações. A última tarefa é enviar uma quantia por meio de PIX para liberar o funcionamento da conta.

Teoricamente, o dinheiro enviado seria devolvido, como é afirmado pelo falso atendente, mas isso não acontece. Além de solicitar o PIX como forma de garantir que a conta continue ativa, ele também pede por senhas e informações importantes para continuar aplicando golpes de roubo de identidade posteriormente.

O que fazer para se proteger do golpe?

Conforme as informações divulgadas, o método não é novo e vem sendo aplicado no país desde 2021, com diversas variações, incluindo e-mails de phishing, além das ligações. O Nubank alerta que os clientes precisam ficar atentos a um SMS que traz alguma informação alarmista, como “empréstimo autorizado” ou “transação de PIX suspeita”.

Além de saber como o golpe funciona, outra tática para evitar acabar como uma vítima é sempre desconfiar desse tipo de mensagem. A recomendação é ignorar o contato e não compartilhar informações, como senha. É importante ter em mente que a conta não será bloqueada após receber um SMS, mas caso queira checar se tudo está correto, o melhor a se fazer é acessar os canais de atendimento oficiais.




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