scorecardresearch ghost pixel



O segredo da inteligência emocional: basta dizer ESTA frase todos os dias

A expressão nos lembra de aproveitar cada momento como se fosse único, especial e muito valioso. É uma ideia simples, mas significativa.



Com tantas informações e distrações que nos cercam diariamente, é fácil perder de vista o valor de cada momento especial que a vida nos presenteia. No entanto, existe uma frase mágica que guarda um segredo poderoso para alcançar a inteligência emocional: “Ichi-go ichi-e”, uma expressão japonesa capaz de promover transformações significativas.

Leia mais: 7 hábitos pouco convencionais de pessoas que se destacam pela inteligência emocional

Essas cinco palavrinhas simples têm uma mensagem profunda por trás. Elas nos lembram de aproveitar cada momento como se fosse único, especial e muito valioso. É uma ideia simples, mas que pode causar uma grande mudança.

A frase pode ser aplicada no contexto pessoal e profissional

Justin Bariso, um especialista em inteligência emocional muito conhecido, acredita que essa magia do “Ichi-go ichi-e” pode ser aplicada tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Ele ouviu essa frase do músico Kishi Bashi, que é um verdadeiro adepto dessa filosofia e explica o seu conceito. Em uma entrevista no podcast REACH, Bashi resumiu o espírito da frase como “uma vez na vida“.

Para ele, a beleza dessa expressão está na sua simplicidade. Ela nos ensina a saborear cada momento, aproveitando cada segundo. E isso pode fazer uma grande diferença no mundo da criatividade. Muitas vezes, os artistas ficam obcecados em criar uma obra-prima, mas o “Ichi-go ichi-e” nos mostra que a jornada em si é tão importante quanto o destino final. Bashi diz:

Se você escrever um romance, se fizer um álbum, uma pintura… é apenas um instantâneo de seu momento criativo no tempo. E eu acho que se você colocar isso na sua cabeça, isso te libera de muita ansiedade que você possa ter, sempre tentando alcançar a perfeição, o que é quase impossível.

Conexão com as pessoas

Essa frase também nos motiva a realmente nos conectar com as pessoas com quem compartilhamos experiências. Em um mundo onde estamos sempre grudados nos nossos smartphones, é fácil deixar de valorizar a importância da conexão humana. Dar atenção total aos outros mostra que nos importamos, que valorizamos suas palavras. Além disso, nos dá a chance de aprender a cada interação.

Ao absorver cada experiência e refletir sobre seu significado, gravamos memórias profundas. Até as lembranças tristes podem ser valiosas. Elas nos ajudam a identificar o que evitar ou quais estratégias adotar no futuro.

Ao incorporar essa mentalidade, passamos a saborear todos os momentos da existência, sejam eles bons ou tristes. E, ao fazer isso, abrimos a porta para desenvolver nossa inteligência emocional. Quem poderia imaginar que cinco palavras simples teriam tanto poder?




Voltar ao topo

Deixe um comentário