O Brasil é o maior exportador de café do mundo, com um papel fundamental na produção global de grãos. Portanto, tem sido considerado um dos maiores produtores há décadas. Isso se deve às condições climáticas favoráveis, extensas áreas de cultivo e experiência dos agricultores brasileiros. Veja como usar essa matéria-prima fresca para preparar um café de extrema qualidade.
Veja também: Se você não faz ISSO com o coador de papel, seu café não fica 100% saboroso
A cultura do café: arábica e conilon
No território nacional, existem dois tipos de café, o de goma arábica e o conilon (robusta). O primeiro é mais popular e valorizado por seu sabor suave e aroma delicado, sendo cultivado em regiões de maior altitude.
Já o café conilon apresenta maior resistência e intensidade no paladar, cultivado em regiões de clima quente. Desse modo, faz parte de safras especiais voltadas à fabricação de linhas exclusivas em cafeterias de alta performance.
Como preparar o café perfeito
O preparo do café varia segundo as preferências individuais, mas algumas técnicas são amplamente utilizadas. Escolher a proporção adequada entre café e água e controlar a temperatura fazem diferença no resultado.
Primeiro coloque o filtro no coador e deixe a água fervendo em fogo médio, usando 2 colheres de sopa a cada 300 ml de água. Nunca se esqueça de medir, a fim de obter uma consistência agradável e preservar seus aromas.
Por fim, espere cerca de 2 minutos antes de adicionar a água no pó de café, garantindo a sua dissolução. Aguarde até que tudo tenha sido filtrado, transfira para uma xícara e adoce do jeito que você mais gosta. Aproveite seu cafezinho!
Estes são os benefícios da cafeína
A cafeína é um dos principais componentes do café e pode trazer alguns benefícios à saúde. Ela pode aumentar o estado de alerta, melhorar o desempenho cognitivo e físico, além de ajudar na concentração.
Um adulto saudável pode consumir de 3 a 4 xícaras de café por dia, mas é importante lembrar dos limites individuais. A Associação Brasileira da Indústria do Café, afirma que 97% dos lares brasileiros bebem um pouco dessa bebida. Nesse caso, beba com moderação e evite o excesso de açúcar.