Observações na CNH: afinal, o que está por trás das letras impressas?

Documento conta com sistema de letras que servem para indicar características e habilidades dos motoristas. Confira o que elas significam!



A cada mês, o Departamento de Trânsito (Detran) de todos os estados emitem milhares de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), documento que permite que as pessoas conduzam diversos tipos de veículos; contudo, o item contém alguns detalhes que podem diferenciar as permissões, considerando as capacidades dos motoristas.

Leia mais: Saturou? Pesquisa aponta que motoristas estão cansados de ‘carros tech’

Estamos falando das classificações em letras no documento que atualmente contam com duas categorias, de A a Z e um esquema de três letras. Na primeira, as letras se referem às deficiências, uso de acessórios ou proibições. Na segunda, o código é voltado para indicar as habilidades do condutor. Entenda melhor ao longo do texto.

O que aquelas letras querem dizer?

Segundo o portal Uol, todos esses detalhes sobre as características dos motoristas, incluindo adaptação e deficiências, eram apontados no campo de “Observações”, porém esse método foi substituído em 2008 e, assim, passou a ser usado o sistema de letras, ajudando muito o trabalho dos agentes de trânsito.

Segundo as informações, cada letra tem um significado, ou seja, sinaliza algum ponto sobre o motorista. A letra A, por exemplo, indica uso de lentes de contato. As letras B e Y indicam uso obrigatório de prótese auditiva e surdez, nessa ordem. Em outras palavras, na primeira situação, a pessoa deve usar o equipamento; na segunda, o carro precisa apresentar um adesivo expondo a condição.

Algumas letras bem conhecidas são: W (aposentado por invalidez); Z (visão monocular); C (obrigatório o uso de acelerador à esquerda); M (obrigatório o uso de motocicleta com pedal de câmbio adaptado).

Já o sistema de três letras aponta uma série de habilidades. A mais conhecida é o EAR, por exemplo, usada por quem atua em qualquer tipo de atividade remunerada. Outro código bastante popular é o ACC, que autoriza o condutor a dirigir somente motocicletas de duas ou três rodas de até 50 cilindradas. Também há conjunto de letras que indicam quem transporta estudantes, passageiros de transporte coletivo ou veículos de emergência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário