scorecardresearch ghost pixel



Saturou? Pesquisa aponta que motoristas estão cansados de ‘carros tech’

Cheios de tecnologias, muito touchscreen e processos muitas vezes nada intuitivos, os "carros tech" estariam cansando motoristas. Veja o estudo!



Seria o fim da linha para os “carros tech“? Uma pesquisa nos Estados Unidos revelou que os motoristas estão insatisfeitos com o excesso de tecnologia em seus carros. Publicado desde 1995, a versão mais recente do estudo, conduzido pela JD Power, mostrou que as centrais multimídia dos veículos modernos estão “cansando” os usuários.

Leia também: Virou realidade: SUV elétrico da VW chega ao Brasil; veja como ele é

Segundo os dados, em vez de utilizar os sistemas integrados das montadoras, os motoristas preferem espelhar o Android Auto ou Apple Car Play na tela do carro.

Além disso, algumas fabricantes acabam complicando a usabilidade dos recursos ao adicionar funcionalidades básicas na central multimídia touchscreen, como a ativação do ar-condicionado, troca de rádio e atendimento de chamadas.

De acordo com a pesquisa da JD Power, 56% dos entrevistados com carros modelo 2023 preferem usar o sistema nativo de seus veículos para ouvir música, uma queda de 14% em comparação com 2020. Para outras funções do sistema de entretenimento do carro, como chamadas, navegação e reconhecimento de voz, apenas 45%, 43% e 37% dos motoristas optam pelo sistema nativo dos veículos, respectivamente.

“Carros tech” podem estar dificultando processos que eram simples

Os resultados da pesquisa podem ser explicados por outra análise realizada pela revista sueca Vi Bilagare, que destacou que interfaces ruins e botões touchscreen podem dificultar o uso do carro. Por exemplo, o sistema proprietário da BMW iX foi apontado como um exemplo de usabilidade complicada. A revista também realizou testes com um Volvo V70 de 2005, que tinha botões analógicos, e mostrou que ele foi o mais ágil para ajustar o ar-condicionado e o rádio.

Como visto, portanto, esse excesso de tecnologia nos carros pode dificultar tarefas simples e frequentes, como ligar o ar-condicionado, e alguns motoristas podem preferir sistemas mais simples e intuitivos.

Atualmente, algumas montadoras brasileiras, como Fiat e Citroen, oferecem a opção de ativar o ar-condicionado tanto pelo painel de infotenimento quanto pelo botão físico. Por outro lado, outras montadoras, como Volvo, permitem ajustes por touchscreen ou comando de voz.

A adoção de tecnologia avançada pode trazer benefícios, mas é importante que as fabricantes se preocupem em oferecer interfaces fáceis de usar e que não tornem tarefas cotidianas mais complicadas para os motoristas.

Além disso, oferecer suporte para espelhamento de aplicativos de terceiros, como o Apple CarPlay e Android Auto, pode ser uma opção para equilibrar a tecnologia no carro e atender às preferências dos motoristas.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário