A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o novas tarifas de transmissão de energia elétrica e o aumento na receita das empresas transmissoras no Brasil. Isso deve ter em um impacto de aproximadamente 2,35% na conta de luz dos consumidores. Entenda como!
Leia também: Ar-condicionado ligado? Veja a temperatura que gasta menos energia
Se você ficou preocupado com a próxima conta de luz, saiba que os efeitos dessas mudanças não serão imediatos, já que só serão percebidos após a entrada em vigor das novas tarifas de transmissão. Isso ocorre anualmente e varia de acordo com o aniversário de contrato de cada concessão.
Vale lembrar que, no Brasil, a Aneel é o órgão regulador do setor elétrico. Por conta disso, ela é responsável por definir as tarifas de energia seguindo critérios técnicos e econômicos. Por conta da sua configuração, a Agência busca garantir o equilíbrio entre os interesses dos usuários, das empresas concessionárias e do poder público, visando a qualidade, a segurança e a eficiência do serviço prestado. Então, todo brasileiro é impactado de alguma forma pela Aneel.
Conheça as novas tarifas de energia definidas pela Aneel
As Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) foram reajustadas em 12,9% para o segmento de consumo e 4,4% para o segmento de geração. Esses novos valores serão válidos até junho de 2024.
Além disso, a Receita Anual Permitida (RAP) para as concessionárias de transmissão no ciclo 2023-2024 teve um aumento de 14,3% em relação ao ciclo anterior.
Esse aumento na receita máxima das empresas transmissoras foi regulado pela Aneel e ocorreu principalmente devido ao índice de reajuste previsto nos contratos de concessão, à expansão do sistema de transmissão com a entrada em operação de 23 novos contratos e aos efeitos financeiros associados. Os consumidores devem ficar atentos às mudanças que serão refletidas nas contas de luz nos próximos períodos, variando de estado para estado.