Olha a luz! Aneel aprova impacto de 2,35% nas contas de energia

Novas tarifas de energia definidas pela Aneel devem valer até 2024, mas o impacto na conta começa a valer em diferentes datas no Brasil. Veja o motivo.



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o novas tarifas de transmissão de energia elétrica e o aumento na receita das empresas transmissoras no Brasil. Isso deve ter em um impacto de aproximadamente 2,35% na conta de luz dos consumidores. Entenda como!

Leia também: Ar-condicionado ligado? Veja a temperatura que gasta menos energia

Se você ficou preocupado com a próxima conta de luz, saiba que os efeitos dessas mudanças não serão imediatos, já que só serão percebidos após a entrada em vigor das novas tarifas de transmissão. Isso ocorre anualmente e varia de acordo com o aniversário de contrato de cada concessão.

Vale lembrar que, no Brasil, a Aneel é o órgão regulador do setor elétrico. Por conta disso, ela é responsável por definir as tarifas de energia seguindo critérios técnicos e econômicos. Por conta da sua configuração, a Agência busca garantir o equilíbrio entre os interesses dos usuários, das empresas concessionárias e do poder público, visando a qualidade, a segurança e a eficiência do serviço prestado. Então, todo brasileiro é impactado de alguma forma pela Aneel.

Conheça as novas tarifas de energia definidas pela Aneel

As Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) foram reajustadas em 12,9% para o segmento de consumo e 4,4% para o segmento de geração. Esses novos valores serão válidos até junho de 2024.

Além disso, a Receita Anual Permitida (RAP) para as concessionárias de transmissão no ciclo 2023-2024 teve um aumento de 14,3% em relação ao ciclo anterior.

Esse aumento na receita máxima das empresas transmissoras foi regulado pela Aneel e ocorreu principalmente devido ao índice de reajuste previsto nos contratos de concessão, à expansão do sistema de transmissão com a entrada em operação de 23 novos contratos e aos efeitos financeiros associados. Os consumidores devem ficar atentos às mudanças que serão refletidas nas contas de luz nos próximos períodos, variando de estado para estado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário