scorecardresearch ghost pixel



Olha o golpe aí: Uber alerta passageiros sobre novo esquema dos motoristas

Empresa admite a existência de esquema para fazer viagens sem a presença do cliente. Entenda como funciona.



A Uber viu seu nome envolvido em mais um golpe saído diretamente da cabeça criativa dos forjadores de esquemas criminosos. A fraude foi chamada de “golpe do código de segurança” e tem feito muitas vítimas no Brasil.

Leia mais: App deslogado e e-mail sobre vírus: o que está acontecendo com o Nubank?

O processo é simples, mas também pode ser evitado com facilidade. O motorista envia uma mensagem pelo chat do aplicativo solicitando ao cliente o código de segurança da corrida. Quando o passageiro informa a sequência, o condutor inicia a corrida sem ele e roda até faturar um valor alto.

O U-Código é um dos recursos de segurança oferecidos pela Uber para tornar as viagens mais seguras, podendo ser ativado nas configurações da plataforma. Antes de iniciar a corrida, o passageiro precisa informar uma sequência numérica recebida no celular, garantindo que aquele de fato é o motorista chamado.

Uber confirma problema

Questionada sobre o esquema, a Uber confirmou que o código de segurança está sendo utilizado na aplicação de golpes. A empresa de transportes detalha que o U-Código “consiste em uma senha de quatro dígitos, criada pelo app para cada viagem e que deverá ser fornecida verbalmente pelo usuário ao motorista ao entrar no veículo, para que então ele consiga iniciar a viagem”.

A companhia disse ainda que “está comprometida em atualizar e fortalecer os seus processos internos para proteger a plataforma e os seus usuários”.

Para não ser mais uma vítima do novo golpe, o passageiro é aconselhado a nunca informar o código antes de entrar no veículo. “Reforçamos em comunicações que, para que o código de verificação cumpra seu papel, é importante que a pessoa não compartilhe os quatro dígitos com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque”, escreveu a empresa em nota.

“Isto é, o código não deve ser compartilhado pelo chat ou pelo telefone em nenhuma hipótese, apenas pessoalmente, no momento em que há o encontro com o motorista”, completou.

O e-mail com as instruções para evitar o esquema foi enviado a todos os clientes da Uber na última terça-feira (11). A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) pediu que as vítimas façam boletim de ocorrência, já que responde apenas por casos oficializados.

O que fazer após sofrer o golpe

Segundo o Lucas Marcon, advogado do programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o cliente deve capturar a tela do celular caso o motorista solicite o código antes de chegar ao local.

“O usuário deve cancelar a corrida, entrar em contato com a empresa informando o ocorrido e exigindo que não seja cobrada taxa de cancelamento”, orienta.

“Se o consumidor sofreu um golpe como esse ou teve alguma cobrança indevida, é importante que saiba que a empresa pode ser responsabilizada, já que foi por meio do seu aplicativo e serviço que ocorreu o dano ao consumidor. A empresa deve tomar todas as medidas necessárias para que esse tipo de fraude não ocorra”, completa.

A dica é entrar em contato pelo SAC da Uber ou pelo site da Secretaria Nacional do Consumidor (consumidor.gov.br). Caso o problema não seja resolvido, a saída é acionar o Procon.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário