Todo mundo gosta de aproveitar o frescor de um ambiente climatizado. No entanto, poucas pessoas se lembram de que é preciso limpar o ar-condicionado com frequência. Essa atitude não é apenas boa para o bom funcionamento do aparelho, mas também é uma forma de cuidar da saúde de todos.
Veja também: Ar condicionado x ventilador: qual tem o melhor custo-benefício em 2023?
Por que limpar o ar-condicionado?
Limpar o ar-condicionado é extremamente necessário. Com o tempo, poeira e todo tipo de sujeira pode ficar impregnada no filtro dele e causar problemas de saúde, por exemplo. Pessoas que sofrem com rinite, sinusite, asma e alergias são as que mais sofrem com o equipamento sujo.
Mais do que isso, o ar-condicionado limpo funciona de maneira suave e tende a gastar menos energia elétrica quando ligado.
A boa notícia é que você pode fazer a limpeza sozinho na sua casa. No caso, estamos falando em limpar o filtro do ar-condicionado. Inclusive, o próprio fabricante indica a maneira de fazer isso no manual de instruções que todos os consumidores receberam no ato da compra do produto.
Aprenda o que fazer par alimpar o ar-condicionado na sua casa
Para limpar o ar-condicionado e economizar um bom dinheiro com manutenção, você pode fazer o seguinte:
- Passo 1: desligue o equipamento da tomada e abra o painel frontal;
- Passo 2: siga as instruções do fabricante e remova o filtro (geralmente, basta pressionar a aba);
- Passo 3: utilize um aspirador de pós a fim de remover toda a poeira que encontra-se na parte da frente do aparelho;
- Passo 4: utilize água morna e detergente neutro para fazer a limpeza do filtro. Deixe-o secar na sombra;
- Passo 5: assim que estiver seco totalmente, remonte o ar-condicionado.
É importante limpar o ar-condicionado a cada três meses, caso ele seja usado diariamente. Além disso, existe uma luz que indica a hora de limpar o filtro e que pode acender, sinalizando o momento certo. Existem situações em que a limpeza semanal é necessária.