scorecardresearch ghost pixel



Perdeu a última superlua? Não tem problema, terão mais 3 em 2023

Confira quando acontecerá uma nova superlua ainda em 2023. A Nasa divulgou o cronograma deste evento astronômico tão interessante.



Você já olhou para o céu e se deparou com uma imensa Lua Cheia, brilhante e maior do que parece estar na maior parte do tempo? Pois saiba que é bem provável que você tenha visto uma superlua, a qual ainda ocorrerá em outras datas durante o ano de 2023. Confira quais serão os dias em que isso acontecerá e se programe.

Veja também: Culpe (ou não) a Lua do seu nascimento: ela determinou sua personalidade

Afinal, o que é a superlua?

Uma superlua é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua está em sua fase Cheia e está em seu ponto mais próximo da Terra. Durante o fenômeno, o satélite pode parecer maior e mais brilhante no céu do que em outras ocasiões.

A órbita da Lua ao redor da Terra não é perfeitamente circular, mas sim elíptica. Isso significa que há momentos em que a Lua está mais próxima da Terra (perigeu) e momentos em que está mais distante (apogeu). Quando a Lua Cheia ou Lua Nova coincide com o perigeu, ocorre uma superlua.

Maior e mais brilhante no céu noturno

Conforme informações da própria Nasa, a distância entre a Lua e a Terra pode estar cerca de 14% mais próxima do que durante o apogeu, resultando em um tamanho aparente maior da Lua no céu. Além disso, como a luz do Sol reflete na superfície lunar, ela pode parecer mais brilhante e iluminar intensamente a noite.

O termo “superlua” foi popularizado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle, embora o termo técnico seja “Lua em perigeu”. As superluas podem ser facilmente apreciadas a olho nu, não sendo necessário nenhum equipamento especial para observá-las.

Embora as superluas sejam eventos astronômicos interessantes e visualmente impressionantes, é importante destacar a sutileza. Isso porque suas diferenças em tamanho e brilho são sutis para a maioria das pessoas. A percepção de uma superlua pode variar de acordo com as condições atmosféricas, a localização geográfica e a própria sensibilidade individual.

Quando terá uma nova superlua em 2023?

As superluas são momentos propícios para apreciar a beleza celestial e despertar o interesse pela astronomia. Se você deseja observar uma superlua, é recomendável verificar o calendário astronômico ou utilizar aplicativos ou sites confiáveis que fornecem informações sobre os próximos eventos astronômicos.

Confira as próximas datas:

Superlua de agosto: dia 1º, a 357.530 mil km da Terra;
Superlua de agosto: dia 31, a 357,344 km da Terra;
Superlua de setembro: dia 29, a 361.552 km da Terra.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário