Assim como os animais usufruem de mecanismos para não serem caçados, as plantas também se protegem. Nesse sentido, inclui-se defesas físicas como espinhos ou apelar para a produção de toxinas. Portanto, esteja ciente de todos os riscos envolvendo estas plantas venenosas, principalmente em sua ingestão.
Veja também: Sansevieria: esta planta resfria sua casa quase como um ‘ar-condicionado’
5 plantas venenosas e seus riscos
1. Beladona (Atropa belladonna)
Mais conhecida como beladona, esta planta tóxica pertence à mesma família dos tomates, batatas e berinjelas. Em suas características geográficas, ela pode ser encontrada na Europa, no norte da África, Ásia Ocidental e em algumas partes da América do Norte.
Entre os sintomas de envenenamento marcam presença: dores de cabeça, taquicardia, agitação boca e garganta secas, alucinações, confusão, convulsões, visão turva e irritação na pele, etc. A lista é longa.
2. Tabaco
Da lista, provavelmente o nome mais familiarizado de todos, devido ao cigarro. Ela é uma das plantas mais famosas do mundo por ser a não-alimentícia mais cultivada. Apesar da sua popularidade, todas as partes dela, especialmente suas folhas, acompanham alcaloides nicotina e anabasina.
Segundo a OMS, indiretamente, o tabaco continua sendo perigoso, ao ser responsável pela morte de 8 milhões de pessoas anualmente, como resultado do tabagismo.
3. Ervilha-do-rosário (Abrus precatorius)
Com suas cores avermelhadas e com aparência inofensiva, ela é comum na Índia e em outras regiões tropicais do continente asiático. Para quem for passar as férias nos Estados Unidos, também pode ser encontrado na Flórida e no Havaí, além de algumas partes da Austrália e do continente africano. Ela também pode ser encontrada no Brasil, atente-se. Fatal mesmo em pequenas doses, sua toxicidade se dá através do ácido abricó, presente em todas as suas partes.
4. Lírio-do-vale (Convallaria majalis)
Com origem na Europa e Ásia, esta planta conhecida por suas flores perfumadas, não é tão bela quanto parece para quem conhece os seus perigos. Sua alta toxicidade está relacionada com a sua concentração de glicosídeos cardíacos ativos. Além disso, suas flores e belas bagas vermelhas podem ser fatais se ingeridas.
5. Mamona (Ricinus communis)
Nativa da África e podendo ser encontrada no Brasil, a mamona possui abundância da toxina ricina, podendo causar vômitos, diarreia e convulsões. Os responsáveis devem evitar ao máximo que as suas sementes sejam ingeridas por crianças e animais.