Phubbing: a nova praga digital que está colocando um fim em relacionamentos

Ao contrário do que muitos pensam, esse fenômeno pode ter consequências sérias para a saúde dos relacionamentos.



À medida que a era digital se entrelaça cada vez mais com nossas vidas cotidianas, nossos dispositivos móveis podem parecer extensões de nós mesmos. Eles são nossas agendas, nossos meios de comunicação, nossas ferramentas de trabalho, até mesmo nossas fontes de entretenimento. No entanto, o quanto esses pequenos aparelhos podem estar afetando nossos relacionamentos?

Leia também: A verdade nua e crua dos relacionamentos no Tinder

Ignorando o parceiro para ficar no celular

Imagine o seguinte cenário: você acabou de chegar em casa após um longo dia de trabalho. Tudo que você quer é compartilhar alguns momentos com seu parceiro, mas quando tenta iniciar uma conversa, o outro está em seu telefone. Isto soa familiar? Se a resposta for sim, é provável que você tenha experimentado o chamado “phubbing“, o ato de ignorar o parceiro para ficar no celular.

Phubbing é uma junção de duas palavras em inglês – phone (telefone) e snubbing (esnobando). É um fenômeno que vem crescendo com a popularidade dos smartphones e, ao contrário do que muitos pensam, pode ter consequências sérias para a saúde dos relacionamentos.

Menos satisfação no relacionamento

Um estudo realizado pela Universidade Niğde Ömer Halisdemir na Turquia revelou que o phubbing pode levar a “aumento do conflito e redução da intimidade nos relacionamentos”. Ao analisar 712 indivíduos casados, os pesquisadores descobriram que aqueles que se sentiram “phubbed” relataram menor satisfação em seu casamento.

Mas, por que isso acontece? Bem, a resposta pode estar relacionada ao valor que atribuímos à atenção nas interações sociais. Ouvir atentamente e estar presente no momento são maneiras cruciais de demonstrar interesse e afeto. Quando esses elementos são substituídos por uma tela de celular, pode surgir um sentimento de desvalorização e isolamento.

Combatendo o phubbing

A boa notícia é que, reconhecendo e compreendendo esse comportamento, é possível combater o phubbing. Primeiramente, é importante abrir um espaço para conversas sinceras sobre o assunto. Se você está se sentindo negligenciado devido ao tempo que seu parceiro passa no celular, expressar isso de maneira não confrontativa é um bom ponto de partida.

Além disso, criar acordos mútuos pode ser uma estratégia eficaz. Por exemplo, estabelecer períodos do dia em que ambos devem ficar longe dos telefones, como durante as refeições ou antes de dormir, pode ser uma maneira efetiva de reduzir o phubbing.




Voltar ao topo

Deixe um comentário