É fundamental observar o aspecto do xixi, pois isso pode fornecer informações valiosas sobre o seu organismo. Isso acontece porque mudanças na cor da urina servem para identificar infecções e desequilíbrios. Portanto, não espere até fazer um exame na clínica e comece a observar esses fatores. Nesse sentido, caso identifique alguma anormalidade, busque um médico rapidamente.
Veja também: 5 sintomas de que vitamina D no seu corpo está extremamente baixa
O que a cor da sua urina diz sobre a sua saúde
1. Amarelo-escuro
A urina de cor amarelo-escuro pode indicar desidratação, ou seja, comece a se hidratar adequadamente. Quando o corpo não recebe líquidos suficientes, a urina tende a se concentrar, resultando em uma coloração mais escura.
Beber água regularmente ajuda a corrigir esse problema, considerando as necessidades do seu corpo. Não deixe de consultar um profissional caso o problema persista após melhorar a hidratação em três dias.
2. Marrom ou avermelhada
A presença de urina marrom ou avermelhada é um sinal de alerta, pois costuma revelar a saída de sangue no xixi. Essa reação tende a ser causada por condições como infecções do trato urinário, cálculos renais ou até mesmo câncer.
Em mulheres, essa alteração não deve ser confundida com o fluxo menstrual, que normalmente tem uma textura mais grossa. As pessoas que urinam moléculas de sangue soltam um fluido bem líquido, associado a outros sintomas.
3. Azul, rosa e cores incomuns
Cores incomuns na urina, como azul ou rosa, podem ser resultado do consumo de certos alimentos ou medicamentos que contêm corantes. A beterraba, o mirtilo ou o aspargo alteram temporariamente a cor da urina.
Além disso, certos medicamentos também provocam essa pigmentação irregular, que passa com o término da medicação. No entanto, se a cor persistir ou estiver associada a dores, volte ao consultório que te atendeu.
4. Urina cristalina
A urina cristalina, incolor e transparente, geralmente indica uma hidratação adequada. Isso significa que o corpo está bem hidratado e eliminando toxinas de forma eficiente. Esse padrão geral vale para homens e mulheres, demonstrando que os rins e outros órgãos funcionam sem dificuldade.