scorecardresearch ghost pixel



5 sintomas de que vitamina D no seu corpo está extremamente baixa

A vitamina D e outros nutrientes não podem ficar em falta, porque a ausência de certos compostos reduzem o seu estoque de energia. Entenda.



A falta de vitamina D é um problema, porque essa substância desempenha um papel crucial na saúde geral do corpo. Isso diz respeito à absorção de cálcio, fortalecimento dos ossos, suporte ao sistema imunológico e regulação do humor. Quando os seus níveis estão baixos, podem surgir uma variedade de sintomas que indicam a deficiência e a necessidade de suplementação adequada.

Veja também: 4 sintomas de que você precisa correr ao oftalmologista para usar óculos

Estes são os sinais que revelam a falta de vitamina D no sangue

1. Sono durante a tarde

Se você se sentir excessivamente sonolento durante a tarde, mesmo após uma boa noite de sono, isso pode ser um sinal de deficiência de vitamina D. Esse efeito se deve à regulação do ciclo sono-vigília, e todos os hábitos interferem nesse equilíbrio, resultando em sonolência excessiva durante o dia.

2. Infecções recorrentes

A vitamina D age em função do sistema imunológico, ajudando a combater infecções e promover uma resposta imune saudável. Resfriados, gripes ou infecções do trato respiratório frequentes representam um risco de adoecimento.

3. Dores nos ossos

Na ausência de hormônios, a capacidade do corpo de absorver cálcio diminui, levando a dores nos ossos e nas articulações. Sendo assim, quem experimenta dores crônicas e desconforto ósseo deve observar o nível de proteínas no sangue. Portanto, não deixe de procurar um médico e fazer uma avaliação.

4. Queda de cabelo

As vitaminas promovem a saúde do cabelo e do couro cabeludo, estimulando o crescimento capilar saudável. Dessa forma, uma queda acentuada de cabelo ou enfraquecimento dos fios, denunciam um problema de nutrição.

5. Sintomas depressivos

Estudos mostram uma correlação entre a falta de vitamina D e os sintomas de depressão. Esse processo acontece porque ela está envolvida na regulação dos neurotransmissores e na função cerebral. Mudanças no humor, tristeza persistente, perda de interesse ou energia reduzida são sintomas depressivos.

Alguns alimentos são naturalmente ricos em vitamina D, como peixes gordurosos (salmão, sardinha, atum), gema de ovo, fígado bovino e cogumelos. Além disso, é necessário caminhar sob o sol na parte da tarde, usando protetor solar. No caso da suplementação, um nutricionista deve orientar o uso de cápsulas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário