scorecardresearch ghost pixel



Quem diria: final da placa é fator decisivo na hora de comprar um carro

Pesquisa revela o final de placa mais desejado pelos brasileiros na compra de carros. Veja qual é e saiba o motivo!



O final da placa de um carro pode ser um fator determinante para muitos compradores, especialmente quando se trata de veículos seminovos. Os motivos são variados, como o pagamento do IPVA, mas o principal tem sido o rodízio de veículos, algo que acontece em São Paulo.

Leia também: Coloque fim à curiosidade e saiba de onde o carro de placa Mercosul vem

A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil, realizou um estudo para identificar o comportamento do consumidor na busca por um carro novo. A pesquisa revelou que 56% dos entrevistados consideram o rodízio de veículos ao escolher o final da placa.

O rodízio é uma medida adotada em áreas urbanas com alto volume de tráfego, como a cidade de São Paulo, que restringe a circulação de veículos em dias e horários específicos, de acordo com o final da placa, com o objetivo de reduzir congestionamentos e a poluição.

Além do rodízio, outros fatores também influenciam a escolha do final da placa. Segundo o estudo, 27% dos entrevistados consideram o IPVA, 19% levam em conta o licenciamento, 8% têm crenças pessoais relacionadas ao número da placa e 6% mencionam outras razões, como preferências pessoais ou a busca por finais de placas diferentes das que já possuem.

Final de placa mais desejado tem pouca variação em um ano

No comparativo entre o primeiro trimestre de 2022 e o de 2023, os finais de placa mais buscados na plataforma Webmotors continuaram sendo o 1 e o 2, que têm o pagamento do licenciamento programado para julho e o rodízio às segundas-feiras.

No entanto, o estudo mostrou um aumento na preferência pelos finais 7 e 8 em relação ao ano anterior. Agora, esses finais de placa ocupam a terceira posição do ranking, antes ocupada pelos finais 9 e 0.

O estudo da Webmotors foi realizado com 2.328 usuários da plataforma no período de 29 de maio. É importante ressaltar que não é possível trocar o número ou letra das placas, já que eles são gerados quando o veículo é registrado no Detran.

Em alguns estados, é possível escolher números de placas para veículos zero quilômetro, mediante agendamento prévio e pagamento de taxa. No entanto, a escolha deve ser feita dentro das opções alfanuméricas disponíveis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário