scorecardresearch ghost pixel



Quem ri por último: 4 formas de viver com narcisistas e sair ileso

Para ter uma relação mais saudável, você precisa aprender alguns truques a fim de conviver melhor com as pessoas narcisistas.



Você já ouviu falar sobre pessoas narcisistas? São aquelas com uma visão excessivamente positiva delas mesmas. Querem constantemente chamar a atenção dos outros e receber elogios, mas não se engane. Elas podem ter uma autoestima frágil, mesmo que pareçam confiantes. Confira algumas dicas para aprender a conviver de forma saudável com os narcisistas sem se deixar abalar pelas cartas que eles carregam na manga.

Leia mais: Aprendendo com os narcisistas: 7 comportamentos saudáveis para adotar no dia a dia

Eles querem receber elogios o tempo todo na tentativa de sustentar uma autoimagem por meio desse reconhecimento de terceiros. Mas são péssimos em reconhecer o que os outros têm de bom! Muitas vezes, falta empatia, pois eles quase nunca se importam com aquilo que os demais sentem.

Dicas para conviver com os narcisistas

Quem “sofre” de narcisismo também têm uma terrível mania de tentar manipular os outros e ser extremamente competitivo. A pessoa quer atender somente às próprias necessidades. Por causa de tais comportamentos, pode ser difícil conviver com ela, mesmo que seja a sua mãe, pai, irmão ou outro alguém próximo.

Por isso, é tão importante aprender a conviver com os narcisistas em busca de manter relações mais saudáveis.

1) Estabeleça limites: uma pessoa narcisista vai tentar comandar tudo na sua vida e definir o que você vai fazer. Defina limites e indique claramente até que ponto ela pode ir em relação aos seus objetivos de vida.

2) Comunique-se de forma clara: para evitar que ela domine os seus espaços, além de estabelecer limites, você precisa comunicar de maneira clara tudo aquilo que está ou não a fim de fazer para que ela entenda de uma vez o que é ou não aceitável na relação de vocês.

3) Demonstre empatia: a pessoa com o transtorno precisa perceber que você escuta o que ela diz. A tendência natural é que ela consiga cobrar menos de você e poderá demonstrar aquilo que também tem de fraqueza, sem a necessidade constante de receber “crédito” pelas coisas ou de se autoafirmar.

4) Dê feedbacks: dê retorno sobre as tentativas da pessoa em manter uma boa relação. Quando ela tentar e se esforçar, reconheça isso e deixe clara a sua satisfação com o desenvolvimento dela, para que ela se sinta mais confiante no processo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário