A Hyundai lançou o seu mais novo SUV de entrada, o Hyundai Exter. Menor que um HB20, o novo modelo foi desenvolvido com o intuito de ser o SUV mais barato da montadora em mercado asiático, principalmente no mercado indiano. Na Índia, o Exter sai mais barato que o Creta e o Casper.
Leia mais: Você não vai acreditar! Saiba qual foi o carro mais vendido do Brasil no 1º semestre
Com o projeto mecânico simplificado e voltado para os mercados emergentes, o Hyundai Exter investiu em um design com diversas características marcantes de um SUV, desde sua cor até seus detalhes. Assim, a carroceria alta e com diversas arestas disfarça suas dimensões: apenas 3,8 m de comprimento e 2,45m de entre-eixos, sendo menor que o HB20.
No entanto, sua largura de 1,7m, e sua altura de 1,6m, fazem com que o mini SUV da Hyundai se destaque no mercado. Mesmo sendo um carro de entrada, o novo SUV da montadora conta com faróis de LED e neblina de série, podendo contar com rodas de 14 ou 15 polegadas e proteções plásticas nas caixas de roda.
Exter é mais barato que o HB20
Todas as versões do Exter contam com tração dianteira e suspensão dianteira McPherson, além da traseira com eixo de torção. No interior da cabine, é possível notar o quadro de instrumentos digitais e seis airbags. O novo modelo conta também com ABS e ar condicionado.
Para aqueles que estão dispostos a investir mais nas versões mais caras, ainda é possível contar com controle de estabilidade e central multimídia de oito polegadas. Há também câmera de ré, acesso à internet, teto solar, partida por botão e controle de cruzeiro.
Ademais, o novo SUV é montado na mesma plataforma do Hyundai Grand i10 Nios, por isso tendo seu motor 1.2 aspirado com quatro cilindros, 95 cv e 11.6 kgfm. Os futuros compradores poderão optar pelo câmbio manual ou automatizado de 5 marchas. Na versão a gás metano, o carro conta com potência de apenas 69 cv e 9,6 kgfm, além de ser disponibilizado somente na versão com câmbio manual.
Por fim, os preços do Hyundai Exter se iniciam em R$ 36 mil na Índia. Ainda não há previsão se o modelo chegará ao Brasil e por quanto seria vendido em território brasileiro.