O código-fonte da versão piloto do Real Digital, divulgado na última semana pelo portal GitHub, mostra que o Banco Central (BC) irá conseguir ter o controle absoluto sobre as contas bancárias dos brasileiros. A descoberta foi realizada por Pedro Magalhães, desenvolvedor da Iora Labs.
Leia mais: Real digital: moeda será testada em 14 instituições selecionadas; saiba quais
Magalhães publicou os seus estudos em seu perfil do LinkedIn, na última terça-feira, 4.
Detalhes sobre o Real Digital
Ele destacou algumas das possíveis funções que a futura moeda digital brasileira poderá ter. Em resumo, o Banco Central conseguirá desativar e habilitar uma conta, congelar e descongelar saldos de uma carteira, transferir saldos entre carteiras, transferir e queimar saldos, bem como terá acesso a outras possibilidades.
Nos comentários da publicação, diversos brasileiros se mostraram preocupados com a autoridade que a autarquia terá sobre a nova moeda digital. Inclusive, alguns dos leitores chegaram a lembrar do confisco das poupanças realizado no governo do ex-presidente Fernando Collor.
Moeda brasileira digital se assemelha aos stablecoins
De acordo com o próprio BC, o projeto se trata de um piloto em versão de testes, sujeito a diversas evoluções. “Por se tratar de um piloto em ambiente de testes, a arquitetura apresentada está sujeita a constantes evoluções que serão refletidas na documentação apresentada”, afirmou.
O documento liberado sugere também que o Real Digital irá manter a sigla BRL, o que significa dizer que se trata apenas de uma digitalização da moeda já utilizada no país, não da criação de uma nova. Por ser construído como um token e trabalhando sobre uma blockchain, o RD parece com as stablecoins populares no mercado de criptomoedas.
Até mesmo as funções se assemelham.
Por fim, mesmo que o controle do BC sobre a moeda digital assuste os brasileiros e remeta a más lembranças financeiras envolvendo todo o país, algumas das funcionalidades podem ser extremamente úteis no combate ao crime e também na proteção dos usuários.