scorecardresearch ghost pixel



Cuidado, brasileiros! Serasa faz ALERTA para dívidas com mais de 5 anos

Se você está com alguma dívida em aberto há mais de cinco anos, saiba que o Serasa emitiu um comunicado justamente sobre isso. Confira!



Diversos brasileiros acreditam que depois de 5 anos, as dívidas são automaticamente removidas do sistema, passando a ser “caducas”. Com isso, os inadimplentes acham que a situação das dívidas está resolvida e os valores devidos são perdoados. Mas será que a situação realmente se resolve dessa forma tão fácil? Será que o indivíduo deixa de ser “negativado” após esse período como inadimplente?

Veja também: Esqueça as dívidas! Grande banco brasileiro tem condições incríveis de renegociação

Diante de tantas dúvidas, a Serasa emitiu um alerta para quem está com dívidas em aberto há mais de 5 anos e não se movimentam para quitá-las. De acordo com a nota divulgada pelo órgão, os devedores possuem, sim, a obrigação de pagar a dívida mesmo após os cinco anos.

Caso uma das parcelas não seja quitada, o tomador do empréstimo continuará inadimplente em relação a essa dívida. Dessa forma, o consumidor não terá seu compromisso completamente cumprido até que o pagamento seja integralmente efetuado.

Mas o que acontece após os 5 anos?

Quando o prazo de cinco anos dado pelo Serasa se encerra, a dívida passa a ser considerada “caducada”. Ou seja, ela deixa de ser considerada como negativa e não é levada em consideração na hora de calcular o Score do consumidor. Dessa forma, o cidadão deixa de ter o nome sujo pro causa dessa inadimplência.

No caso de uma dívida prescrita, os órgãos de proteção ao crédito não podem cobrar o pagamento do consumidor. No entanto, as empresas ainda possuem o direito de realizar cobranças extrajudiciais, com os valores podendo ser quitados de forma amigável e fora da justiça.

Assim, a única forma de realmente se livrar totalmente das dívidas é realizar o pagamento integral delas. Ao pagar seus débitos, o consumidor restaura sua reputação financeira, deixando de ser classificado como inadimplente e livre de restrições. Por fim, se você realmente quer estar com o seu nome limpo, é importante assumir com o compromisso das dívidas feitas e realizar o pagamento de suas contas em dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário