A Receita Federal realiza no dia 31 de julho o pagamento de mais um lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Desta vez, pessoas sem prioridade legal também vão receber a devolução, ao contrário do que ocorreu nos dois lotes anteriores.
Leia mais: Reforma tributária pode trazer Sonho de Valsa ‘de volta’; veja o que muda
O primeiro e o segundo lote reuniram apenas contribuintes considerados prioritários pela legislação, como idosos, pessoas com deficiência ou portadoras de doença grave, profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério e cidadãos que optaram pela devolução via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida.
No próximo lote, os prioritários também entram na lista, mas haverá espaço para os demais declarantes. Veja quem vai receber:
- Contribuintes com prioridade legal que entregaram o documento após 10 de junho ou caíram malha fina e resolveram as pendências;
- Declarante que optou pela declaração pré-preenchida ou pela restituição por Pix.
No caso dos contribuintes sem prioridade legal, quando mais cedo a declaração do IR foi enviada, maiores as chances de serem incluídos no terceiro lote.
Como descobrir se vou receber?
O Fisco autoriza a consulta dos lotes da devolução sempre uma semana antes do pagamento. Isso significa que a abertura das próximas consultas ocorrerá no dia 24 de julho, no site da Receita Federal ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Veja o passo a passo:
- Acesse o aplicativo ou site da Receita;
- Clique menu “Meu Imposto de Renda”;
- Selecione a opção “Consultar a Restituição”;
- Informe seu CPF e data de nascimento;
- Confira se a devolução continua em processamento, se existe alguma pendência (malha-fina), se você está na fila da restituição ou se o valor já foi liberado.
Os próximos lotes do Imposto de Renda serão pagos nos dias 31 de agosto (4º) e 29 de setembro (5º), encerrando o calendário de devoluções deste ano.