scorecardresearch ghost pixel



Siga à risca: 3 lições para aprender com os finlandeses, o povo mais feliz do mundo

Nos últimos seis anos, a Finlândia tem se destacado no quesito felicidade e conquistado o título de país mais feliz do mundo. Mas o que será que os finlandeses têm a nos ensinar sobre a vida e como podemos aumentar nossa própria satisfação pessoal? A Universidade de New Hampshire trouxe à tona três valiosas lições […]



Nos últimos seis anos, a Finlândia tem se destacado no quesito felicidade e conquistado o título de país mais feliz do mundo. Mas o que será que os finlandeses têm a nos ensinar sobre a vida e como podemos aumentar nossa própria satisfação pessoal? A Universidade de New Hampshire trouxe à tona três valiosas lições finlandesas que vale conferir e ter como grandes aliadas.

Leia mais: Bateu a ‘bad’? 16 sintomas da falta de ocitocina, o hormônio da felicidade

3 lições finlandesas para ser mais feliz

1. Agradecer mais e querer menos

Um dos segredos dos finlandeses está na forma como eles encaram a satisfação. Para eles, ser feliz é ter as necessidades básicas supridas. Já nós, muitas vezes nos perdemos no consumismo e achamos que só seremos bem-sucedidos quando tivermos uma casa maior ou um carro melhor e do ano. Mas que tal valorizar as coisas simples da vida e sentir gratidão pelo que já temos, como ter comida na mesa e um teto sobre a cabeça?

2. Abraçar a natureza de peito aberto

Na Finlândia, o contato com a natureza é super valorizado, mesmo com aquele friozinho intenso. Os finlandeses se sentem conectados com o ambiente natural, que traz energia, relaxamento e paz de espírito. Nada de se esconder em casa no inverno. Eles se agasalham e aproveitam as atividades ao ar livre. Essa conexão ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, nos fazendo sentir mais enraizados.

3. Cooperação ao invés de comparação

Os finlandeses têm uma postura de cooperação e não se comparam com os outros. Eles focam nas qualidades positivas das pessoas ao seu redor e praticam a bondade. Em vez de buscar comparações destrutivas, valorizam seus próprios princípios e aquilo que traz felicidade genuína. Como diz aquele ditado: “Quando você foca no bem, o bem fica ainda melhor”, não é verdade?




Voltar ao topo

Deixe um comentário