scorecardresearch ghost pixel



Silva, Pereira e Alves: o que está por trás dos sobrenomes mais comuns do Brasil?

Descubra o significado de alguns sobrenomes populares no Brasil. Eles contam mais sobre as famílias e as suas origens do que você pode ter imaginado.



Muitas pessoas têm o costume de procurar pelos significados dos nomes. Indo muito além deles, conhecer o que está por trás dos sobrenomes também é muito importante e pode promover uma maior compreensão da sua própria identidade, origens culturais e da história da família. Veja o significado de seis que são muito comuns no Brasil.

Leia mais: João, Letícia, José e mais: significados de 11 nomes populares no Brasil

Os nomes de família mostram como é rica a diversidade cultural e histórica que moldou a sociedade atual. Todos nós temos origens que se misturam com outras culturas, algumas até mesmo bem distantes do Brasil. Inclusive, ainda hoje nós carregamos títulos que vieram dos nossos antepassados, que podem ter estado em vários lugares do mundo.

Significado dos sobrenomes

Aprender mais sobre o seu sobrenome é também uma boa forma de preservar a cultura e a tradição de uma família. É uma boa maneira de honrar aqueles que vieram antes de você.  Isso, sem contar que você encontra uma identificação pessoal por meio dele, o que te ajuda a compreender melhor as origens da sua família, o que fortalece as raízes.

Outra coisa muito bacana sobre essa história dos sobrenomes é a curiosidade histórica que isso provoca, afinal de contas, muitos deles têm origens antigas e estão ligados a eventos históricos, profissões, características geográficas ou até mesmo histórias familiares específicas.

Alguns deles são muito conhecidos no Brasil, mas o significado por trás de cada um não tem a mesma popularidade. Veja quais são e procure pelo seu!

Fernandes: significa “filho de Fernando” e era muito utilizado na Idade Média, na Península Ibérica.

Campos: sobrenome toponímico, relacionado a uma localidade chamada “Terra de Campos”, entre Castela e Leão.

Alves: tem origem nórdica e significa “guerreiro”, “protetor” e “exército”. Também pode ser o diminutivo de Álvares, significando então “filho de Álvaro”.

Gonçalves: é um patronímico que significa “filho de Gonçalo”, mas Gonçalo tem origem no nome germânico Gunther, que significa “combate”.

Pereira: vem da árvore que produz peras. Era um sobrenome dado a pessoas nascidas em regiões de Portugal, onde havia o cultivo de peras.

Caetano: tem origem no gentílico latino Caietanus, que significa “habitante de Caieta”, atualmente conhecida como Gaeta, uma cidade na província de Latina, Itália.




Voltar ao topo

Deixe um comentário