SOS Emergência: recurso pouco conhecido do iPhone pode salvar vidas

Entenda como funciona o novo sinal de SOS Emergência do iPhone que ajudou a salvar a vida de uma mulher no último sábado (24).



Muito se fala a respeito dos temores sobre a inteligência artificial e seus desdobramentos futuros. No entanto, algumas tecnologias podem ser usadas de forma positiva e até ajudam a salvar vidas. É o caso do recurso SOS de Emergência presente no iPhone 14.

Veja também: Por que muitos donos de iPhone dispensam capas e protetores de tela?

O dispositivo da Apple consegue se conectar via satélite para pedir ajuda em casos de emergência. Inclusive, foi ele quem ajudou uma alpinista que se acidentou no Trail Canyon Falls, em uma área remota de Los Angeles (EUA).

Parte da trilha na qual a mulher estava desabou e ela acabou fraturando sua perna no caminho. Como não havia sinal de internet na região, ele conseguiu pedir socorro através do recurso de SOS presente no iPhone.

O que é e como funciona o SOS Emergência do iPhone?

Junto com a detecção de acidentes, o SOS Emergência é um dos recursos que a Apple colocou no iPhone com o intuito de ajudar os usuários e trazer mais segurança para eles. Ele foi implementado ainda em setembro de 2022.

Contudo, o recurso não está disponível no Brasil, embora seja uma pretensão da empresa estender o serviço para várias outras regiões. O serviço envia uma mensagem de emergência padronizada para os serviços locais, com a localização da pessoa. Como usa sinal de satélite, não precisa de internet, mas o céu deve estar aberto.

“Ainda bem que meu celular tinha esse recurso de SOS Satélite”, disse Juane Reys em entrevista à TV ABC. Ela afirmou que tentou ligar para o serviço de emergência, pelo número 911, mas não conseguiu.
Resgate

Depois de enviar o sinal de SOS por satélite, o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles (LASD) fez o resgate com ajuda de um helicóptero. Neste ano, a mulher foi a terceira pessoa salva por meio do novo recurso presente dentro do iPhone.

Há um vídeo do momento do salvamento que pode ser assistido nas redes sociais e reforça a importância de recursos tecnológicos como este. Afinal, a mulher estava sozinha em uma área remota e sem locais para pedir ajuda de outras pessoas por perto.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário