scorecardresearch ghost pixel



ESTAS funções sumiram das redes sociais, mas ninguém percebeu

Relembre os recursos que moldaram a experiência dos usuários e abriram espaço para inovações nas redes sociais.



As redes sociais estão mudando o tempo todo. Inclusive, algumas funções que pareciam promissoras acabam esquecidas e substituídas por novas opções. Há também aquelas que são “apagadas” de uma forma que é difícil até mesmo lembrar. Na lista abaixo, nós vamos refrescar a sua memória.

Leia mais: E quem não usa? Veja lista das redes sociais mais usadas no mundo todo

Cinco funções das redes sociais que desapareceram

Embora essas funções tenham sido esquecidas ao longo do tempo, elas abriram caminho para novas ideias e melhorias que hoje atendem às necessidades e preferências dos usuários.

IGTV

O IGTV, uma plataforma de vídeos verticais lançada pelo Instagram, pretendia ser uma concorrente do YouTube. Infelizmente, não obteve a popularidade esperada e acabou sendo extinto.

Em seu lugar, agora nós encontramos os Reels, uma ferramenta que te permite criar e compartilhar vídeos curtos e criativos, assim como é feito no aplicativo concorrente, o TikTok. Você se lembra?

Fleets

O Fleets fazia parte do Twitter e foi inspirado nos stories do Instagram. Ele foi criado para oferecer aos usuários a oportunidade de compartilhar conteúdos e fotos banais, que logo eram apagadas: duravam apenas 24 horas.

A função não engajou e ficou abaixo das expectativas, assim, o recurso se aposentou e abriu caminho para o Spaces. As salas de bate-papo em áudio conquistaram os usuários, mas a função foi encerrada por Elon Musk.

Arrasta para cima

Outra opção que marcou uma época foi o gesto de arrastar para cima encontrado no Instagram para acessar links externos. Essa prática parou de ser utilizada. Hoje, são usadas as figurinhas de links nos stories, oferecendo aos influencers mais opções de personalização e uma experiência visualmente mais atrativa.

Reação de gratidão

No Facebook, uma reação temporária marcou o Dia das Mães: a “gratidão”. Em forma de ilustração de uma florzinha roxa, essa reação permitia que as pessoas expressassem o carinho e a gratidão pelos entes queridos.

A funcionalidade foi descontinuada, o que gerou pedidos de retorno por parte dos usuários saudosos.

“Seguindo”

Para o alívio de muitos, o Instagram decidiu remover a aba “Seguindo”, que exibia as atividades dos seguidores.

Essa mudança gerou controvérsias e debates. Alguns usuários apreciavam ver as interações de seus amigos e influenciadores favoritos, então ficaram decepcionados com a mudança. A decisão de substituir essa aba pela aba “Atividades”, focada nas interações do próprio usuário, visava simplificar a plataforma.




Voltar ao topo

Deixe um comentário