Tem medo de ser substituído por uma IA? Calma, o ‘inimigo’ na verdade é outro

Não seremos substituídos pela inteligência artificial, mas sim por pessoas que dominam e sabem aproveitar o potencial dessa tecnologia.



A revolução da Inteligência Artificial (IA) tem gerado uma série de questionamentos sobre o futuro do mercado de trabalho e o possível surgimento de robôs que assumirão nossas profissões. No entanto, a realidade é um pouco diferente do que se temia. Não seremos substituídos por IA, mas sim por pessoas que dominam e sabem aproveitar o potencial dessa tecnologia.

Leia mais: FUTURO: 7 carreiras que vão chegar ao topo pela Inteligência Artificial

Impacto da IA no trabalho

Recentemente, líderes de recursos humanos se reuniram para discutir o impacto da IA no trabalho. Ainda não há um consenso sobre os efeitos exatos dessa transformação, mas empresas como a OpenAI, líder desse setor, já começam a entender as mudanças que estão ocorrendo.

Durante uma expedição por 22 países, a equipe da ChatGPT, desenvolvida pela OpenAI, pôde observar diversos casos em que a tecnologia está sendo aplicada com sucesso ao redor do mundo. Confira alguns exemplos:

  • Em Singapura, funcionários públicos estão utilizando plugins do ChatGPT para facilitar a busca por vagas disponíveis nos estacionamentos de habitações públicas.
  • Na França, uma rede de supermercados está utilizando o chat para auxiliar os clientes em suas compras, levando em consideração restrições de orçamento e alimentares, além de fornecer dicas de receitas com os ingredientes já adquiridos, visando evitar desperdícios.
  • Nos Estados Unidos, a consultoria jurídica Macfarlanes reconhece a repetitividade de muitos de seus processos e, ao contratar, dá preferência a advogados que tenham conhecimentos sobre quais tarefas podem ser atribuídas à IA.

Apesar desses avanços, uma pesquisa do Morgan Stanley revelou que a maioria das pessoas entrevistadas nunca havia utilizado essa tecnologia e menos de 10% a utilizam regularmente. Isso nos faz refletir: o que está acontecendo?

Oportunidades para quem sabe usar bem a IA

Aqueles que sabem usar as ferramentas de IA para impulsionar seu trabalho têm mais chances no mercado. Não vamos perder nossos empregos para as máquinas, mas sim para as pessoas que sabem aplicar essa tecnologia no dia a dia. O desafio é formar e valorizar quem domina a IA com eficiência. O recurso é um aliado que pode potencializar nossas competências, estimular nossa criatividade e nos preparar para resolver problemas de forma mais eficiente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário