Uber: motorista precisa levar as compras do passageiro? Saiba a verdade

Impasse entre motoristas e passageiros rende discussões intensas nas redes sociais. Afinal, o trabalhador é obrigado a levar as compras?



Um assunto que rende discussões calorosas nas redes sociais envolve clientes de aplicativos de mobilidade urbana, como a Uber, e os motoristas. No ambiente virtual, as pessoas debatem a obrigatoriedade dos condutores de levar as compras dos passageiros. Afinal, o motorista é mesmo obrigado a levar as compras e outras coisas?

Leia mais: Após lei do salário mínimo entrar em vigor, Uber toma decisão drástica

Motoristas são ou não obrigados?

De um lado, os trabalhadores afirmam que eles não são remunerados o suficiente para desempenhar a função, do outro, clientes argumentam que, como pagaram pelo serviço, eles são obrigados. O que diz as normas?

Em matéria por portal Garagem 360, o motorista de aplicativo Leandro Almeida explica que os trabalhadores não são obrigados a levar as compras, mas a plataforma conta com uma modalidade específica para esse serviço, que é chamada de Uber Bag e é destinada especificamente para passageiros que estão com bagagens.

O recurso não é disponível para todas as regiões do país. Por enquanto, está liberado somente para São Paulo e Brasília, conforme aponta o portal da Uber.

Segundo a reportagem, os condutores têm uma espécie de lista com normas não oficiais que podem solucionar, a princípio, essa questão, como informar previamente ao motorista que está com bagagem ou compras; oferecer um valor extra; não apressar o motorista, além de ser educado e, ao final, fornecer uma alta nota pela corrida.

Por outro lado, também há algumas normas que podem ser seguidas pelos motoristas para tentar solucionar o impasse, como orientar o cliente a escolher o UberBag; perguntar antes da corrida se há bagagem ou algum outro item, verificar qual é o volume, etc. Caso o trabalhador aceite a corrida do tipo UberX com compras, vale avisar o passageiro que pode a viagem pode demorar mais.

Se até mesmo achar importante para a situação, não hesite em ajudar a pessoa a colocar e retirar as coisas no porta-malas. O que não é indicado na matéria é pedir uma gorjeta, mas não há nada de errado em aceitar, se for oferecido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário