De acordo com o calendário do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), as inscrições para participar do programa do Ministério da Educação (MEC) se encerram nesta sexta-feira, 7. Para se inscrever na edição do segundo semestre de 2023, os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Leia mais: Prouni 2023: veja como consultar o resultado da 1ª chamada
O MEC aponta que estão sendo ofertadas 77.867 vagas no programa, em até 1.265 instituições privadas. As oportunidades podem ser conferidas por todos no ato de realizar a inscrição. O sistema apresenta as vagas por estado, município e instituição. Confira ao longo do texto o que é preciso para efetuar o cadastro.
Requisitos para participar do FIES 2023.2
O FIES permite o financiamento da graduação de estudantes em universidades particulares do país.
Para fazer parte, é preciso seguir os requisitos estabelecidos. Na edição atual, os interessados devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inclusive, sãos válidas as avaliações a partir de 2010. Além disso, a média obtida da prova precisa ser igual ou superior a 450 pontos, contudo a redação não pode ter sido zerada.
Os estudantes precisam estar atentos sobre os documentos solicitados, como CPF, informações sobre os membros familiares e renda bruta mensal. Para ser contemplado pelo programa, a renda familiar precisa ser de até três salários mínimos por pessoa. No ato da inscrição, o candidato pode selecionar três cursos, seguindo ordem de prioridade. Durante o prazo de inscrições, essas escolhas podem ser modificadas.
Será validada a última que constar no sistema, antes do período encerrar.
Segundo o cronograma, o resultado será divulgado no dia 11 de julho. Já dos dias 12 a 14 de julho, está previsto o início da etapa de complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados. Do dia 18 de julho a 29 de agosto, as pessoas que demonstraram interesse em participar da lista de espera serão convocadas.
A orientação do gerente de financiamentos do Semesp, Alexandre Mori, para não perder a oportunidade é não deixar nada para a última hora, visto que o sistema fica sobrecarregado, impedindo que a inscrição seja finalizada. Também é importante acompanhar essa candidatura, uma vez que as notas vão variando. Com esse acompanhamento, o estudante pode optar por outro curso, caso não seja classificado na alternativa principal.