O consumo de energia elétrica pode ser bem maior nos meses de inverno brasileiro. Embora o ar-condicionado seja um dos principais vilões da conta de luz, ele costuma ser utilizado apenas no verão e ainda não é um item tão comum no Brasil.
Veja também: Receita de café de inverno: você vai desejar que faça frio todos os dias
Por isso, separamos alguns dos vilões que podem “atacar” com mais frequência a sua conta de energia elétrica neste momento. Confira as dicas e economizar até 30% na conta, conforme apontam alguns especialistas.
Atenção para a conta de energia elétrica no inverno; aprenda a economizar
1 – Atenção para os adaptadores de tomada
Extensões e benjamins (famosos “T”) devem ser usados apenas quando necessário mesmo. Esses dispositivos são eficientes em gastar mais energia do que o necessário.
2 – De olho nas luzes
Se está de dia, aproveita a luz do sol, nada de ficar acendendo a lâmpada à toa. Aproveite para colocar lâmpadas de LED em sua casa, já que são bem mais econômicas. Mesmo à noite, sempre apague as luzes que não estiver usando.
3 – Troque as lâmpadas para economizar energia elétrica
Lâmpadas de LED são bem mais econômicas que as tradicionais por filamento. Se você ainda usa alguma lâmpada antiga, chegou a hora de trocá-la. No inverno, os dias são mais curtos e você pode usar mais as luzes da casa.
4 – Tire a TV da tomada, isso é importante
Sabe quando você não assiste TV, mas a luzinha vermelha continua acesa? Pois é, isso significa que o aparelho está em standby e continua consumindo energia elétrica. Em outras palavras, tudo que permanece com alguma luz piscando ou acesa está gastando e encarecendo sua conta de luz. Para resolver, desligue totalmente o aparelho ou retire-o da tomada. Para se ter noção, especialistas dizem que todos os aparelhos em standby podem ser responsáveis por 12% da sua conta mensal de energia elétrica.
5 – Tome banho mais cedo no inverno
No frio, a dica é tomar banho ainda de dia, para aproveitar o calor da água sem precisar aquecer muito o chuveiro. Se não for possível, desligue a função turbo do chuveiro. Este é o eletrodoméstico que mais tem potencial para gastar energia elétrica no frio. Reduza o número de banhos que você e os demais moradores tomam ao longo do dia.
6 – Pinte sua casa em tons claros para economizar energia elétrica
Pode até parecer, mas não é um mito. Ter ambientes com cores claras ajuda a economizar energia. O motivo é bem simples: os ambientes serão mais iluminados sem a necessidade de lâmpadas acesas.
7 – Geladeira pode gastar mais energia elétrica
A primeira coisa a se fazer neste ponto é usar a geladeira no resfriamento mínimo durante a maior parte do tempo. Além disso, você pode colocar mais itens dentro do congelador, já que quando está vazio, o motor da geladeira se esforça mais. Também é preciso esperar a comida esfriar para só então colocar dentro da geladeira.