O pepino é conhecido por sua alta quantidade de água, o que pode torná-lo mais suscetível a ficar murcho rapidamente. Ainda assim, esse processo fica acelerado quando você armazena de forma inadequada. Esse problema pode afetar a textura e o sabor do vegetal, tornando-o menos apetitoso. Nesse sentido, é possível reduzir o desperdício com truques simples.
Veja também: Queimar cascas de limão: por que muitas pessoas têm feito isso em casa?
Como evitar que o pepino fique murcho?
Existem algumas dicas simples para evitar que o pepino fique murcho. Uma delas é prender a ponta do pepino com um palito de dente após o corte. Essa técnica evita que a umidade escape, mantendo a crocância por mais tempo.
Além disso, cortar apenas uma das pontas ao invés de ambas também ajuda a manter sua frescura. Outra opção é armazená-lo em um recipiente hermeticamente fechado na geladeira ou saquinhos a vácuo.
Procure fazer picles e outras receitas com vegetais
Uma excelente maneira de aproveitar pepinos que estejam começando a murchar é utilizá-los em receitas de picles ou outras preparações com vegetais. Fica uma delícia e garante o aproveitamento integral do ingrediente.
Os picles, por exemplo, são feitos a partir de uma mistura de vinagre que promove a conservação. Você consegue preparar pratos diversos para evitar desperdícios e aproveitar ao máximo suas propriedades nutritivas.
Use a criatividade! Não desperdice nenhum alimento
Ao seguir essas dicas simples, é possível prolongar o frescor do pepino e garantir que ele esteja sempre crocante e delicioso para o consumo. Na culinária asiática há inúmeras saladas, como o sunomono.
Lembre-se que esse alimento reúne flavonóides e outros antioxidantes que melhoram o aspecto da unha, cabelos e da pele. Portanto, é um componente incrível para ser associado a cremes hidratantes e sabonetes vegetais.
Agora que você já sabe algumas maneiras de reaproveitar partes que seriam descartadas, comece a fazer um uso consciente dos insumos orgânicos.