scorecardresearch ghost pixel



Xô, gripe! ESTES alimentos auxiliam na recuperação de resfriados

Veja essas opções de alimentos saudáveis para fortalecer o organismo e acabar de vez com a gripe.



Uma boa nutrição é a peça chave na cura da gripe e do resfriado, porque os nutrientes existentes nos alimentos saudáveis vão auxiliar o organismo a se recuperar dos sintomas e a combater o quadro gripal. Os principais sintomas associados às doenças respiratórias são: nariz entupido, tosse, febre, cefaleia, dores no corpo e na garganta.

Leia mais: A tosse está incomodando? Aprenda a fazer 4 chás que são tiro e queda

Todas essas manifestações consequentemente diminuem o apetite; no entanto, é importante lembrar que a alimentação é uma etapa fundamental para a recuperação.

Tanto o resfriado quanto a gripe são causados por vírus, por isso, alimentos com propriedades antivirais podem contribuir para a melhora. Confira a seguir uma lista com ótimas opções que irão auxiliar na sua recuperação e fortalecimento do organismo enquanto essas “doenças respiratórias” persistirem.

Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, um antioxidante que fortalece o sistema imunológico e auxilia na redução da duração e da gravidade dos sintomas do resfriado, além de terem em sua composição alguns outros nutrientes importantes para manutenção da saúde de forma geral.

Alguns bons exemplos dessas frutas são a laranja e o limão.

Mel

O mel é conhecido por suas propriedades curativas e pode ser aplicado em feridas para acelerar o processo de cicatrização. No caso das condições respiratórias, ele protege a garganta, reduzindo a frequência da tosse e melhorando a função respiratória. Além disso, tem antioxidantes e propriedades antimicrobianas que ajudam a combater vírus, fungos e bactérias.

Gengibre

Essa raiz é altamente recomendada para resfriados e gripes devido à presença de substâncias chamadas sesquiterpenos, que aliviam a tosse, e gingerol, um composto anti-inflamatório que combate infecções.

O chá de gengibre é uma excelente ideia para consumir a raiz durante um resfriado, que ainda pode ser potencializado com o uso de limão e mel no preparo.

Kefir

O kefir é rico em probióticos, que fortalecem o sistema imunológico e podem reduzir a duração da gripe. Além disso, ele regula a digestão e ajuda na absorção de nutrientes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário