scorecardresearch ghost pixel



165 mil famílias estão prestes a perder benefício importantíssimo; entenda

De acordo com o anúncio realizado pelo governo, até165 mil famílias podem perder o acesso ao benefício mensal. Entenda o motivo!



O governo da Bahia divulgou uma notícia que pegou muitos brasileiros de surpresa. De acordo com o comunicado liberado, cerca de 165 mil famílias podem perder o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Com ela, os cidadãos conseguem descontos de até 100% no valor da conta de energia.

Leia mais: Governo corta 934 mil benefícios do Bolsa Família; descubra se o seu é um deles

Benefício está em jogo

As famílias podem perder o recurso, caso não atualizem a situação cadastral junto à Neoenergia Coelba, fornecedora responsável pela distribuição de energia no estado da Bahia. Para garantir que o benefício continue sendo ofertado, é necessário que o titular da conta atualize os dados cadastrais solicitados pela empresa.

Vale ressaltar que a TSEE é disponibilizada para grupos de baixa renda, além das comunidades quilombolas e indígenas. A tarifa foi criada em 2002 por meio da Lei nº 10.438. Já em 2010, a Lei nº 12.212 e o Decreto nº 7.583 de 2011 regulamentaram a oferta do benefício em todo país.

Como atualizar o cadastro na TSEE?

De acordo com a supervisora de Atendimento da Neoenergia Coelba, Ana Magali Santos, os clientes precisam estar com o Número de Inscrição Social (NIS) atualizado para continuar recebendo o benefício. Para isso, será necessário regularizar a situação cadastral em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Desse modo, a própria empresa de energia irá realizar a atualização do cadastro de forma automática no sistema; no entanto, não há um prazo para que essa atualização aconteça, porém a suspensão do benefício não será tomada sem aviso, visto que todas as famílias em risco receberão a informação sobre a perda da TSEE em suas faturas.

O desconto é concedido para os primeiros 220 kwh consumidos pelos grupos em suas casas. Os descontos serão de até 65% para as famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico e de até 100% para os indígenas e quilombolas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário