2 ALERTAS amarelos Inmet: estados devem ter atenção nesta sexta (18)

O Inmet emitiu dois alertas amarelos devido a fortes vendavais e chuvas intensas no país. Confira quais serão os locais atingidos e se previna!



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas amarelos para esta manhã de quinta-feira (17). O alerta, que significa perigo potencial, foram emitidos devido ao risco de chuvas intensas, vendaval e ventos costeiros na Região Norte. Assim, o aviso se dá principalmente para todo o estado de Roraima e para o norte do Amazonas.

Leia também: Tem gosto do Brasil: 3 marcas de café nacionais adoradas no exterior.

De acordo com a previsão divulgada pelo Inmet, as chuvas serão de até 50 mm nesta parte do país durante a manhã. Há risco também de ventos intensos sobre os estados citados, que podem chegar aos 60 km/h e causar danos nas cidades. No entanto, a equipe do Inmet afirmou que há “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

Previsão indica chuvas intensas e vendaval

Enquanto parte da região Norte terá chuvas intensas durante a manhã, a região Nordeste conta com a possibilidade de vendaval. Assim, a região está sob alerta amarelo até as 12 horas desta quinta (17) devido aos vendavais. O alerta vale para seis estados do Nordeste, sendo eles: Piauí, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará.

“Vento variando entre 40 km/h e 60 km/h”, afirma o alerta divulgado pelo Inmet. Além disso, o Nordeste irá registrar também o fenômeno conhecido como “ventos costeiros”. No entanto, o órgão afirma que há “baixo risco de queda de galhos de árvores”. Porém, é necessário ter atenção ao sair de casa para não ter surpresas indesejadas.

Por fim, o último alerta emitido pelo órgão é para a faixa litorânea que vai entre o Ceará até o Rio Grande do Norte, também na cor amarela. O alerta é devido aos ventos costeiros, que pode representar a intensificação das rajadas de vento e a movimentação das dunas sobre as construções presentes na orla dos estados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário