A maneira como nos comunicamos e relacionamos mudou drasticamente desde as primeiras invenções tecnológicas. Seja para o trabalho ou para o lazer, os smartphones são exemplos de ferramentas que se tornaram indispensáveis no nosso cotidiano.
Veja também: Você NÃO deveria desativar o “visto pela última vez” no WhatsApp; veja por quê
E é por tamanha importância que esses aparelhos têm em nossas vidas que ficamos aborrecidos quando eles começam a ficar mais lentos ou ter travamentos.
Pensando nisso, separamos uma lista com 6 fatores que podem estar comprometendo o desempenho do seu smartphone. Confira!
As causas para seu celular estar travando
1. Aplicativos em segundo plano
Os aplicativos abertos em segundo plano, isto é, que continuam funcionando mesmo quando você não está utilizando, comprometem a capacidade de processamento e a memória RAM do seu celular. Encerrar esses aplicativos pode melhorar o desempenho do aparelho.
2. Armazenamento cheio
Seja Android ou iOS, o sistema operacional do seu celular é prejudicado quando o espaço de armazenamento está cheio, já que se torna mais difícil gerenciar os dados contidos nele.
Para resolver esse problema, é recomendável fazer uma limpeza no seu smartphone, como excluir aplicativos pesados e pouco utilizados e transferir arquivos de mídia para serviços de armazenamento em nuvem.
3. Atualizações de software
As atualizações de software geralmente trazem melhorias no desempenho e corrigem bugs no sistema operacional do celular. Entretanto, elas também podem ser responsáveis por problemas de lentidão e travamento se forem mal otimizadas ou incompatíveis com o modelo do seu smartphone.
É por esse motivo que algumas atualizações do iOS não chegam para os modelos mais antigos de iPhone, pois acabam prejudicando o aparelho.
4. Personalização excessiva
Papéis de parede animados, efeitos de transição e muitos aplicativos na tela principal do celular podem estar sobrecarregando o seu celular. Por isso, a melhor opção para corrigir esse problema é reduzir ou desabilitar esses recursos.
5. Superaquecimento
O superaquecimento é uma situação que costuma acontecer ao usar aplicativos pesados, como jogos de realidade aumentada, ou quando o smartphone está sendo carregado por um produto não original.
O excesso de calor compromete a CPU (Unidade Central de Processamento) do aparelho, responsável por transformar dados em informações.
6. Problemas de hardware
Um erro de hardware consiste em um dano físico no componente do seu celular, causando mau funcionamento. Quedas, exposição à água e bateria comprometida são alguns exemplos que podem deixar o seu aparelho mais lento.