Adeus, congestionamentos? Google irá controlar semáforos para melhorar o trânsito

Com a medida, o intuito é de melhorar os congestionamentos nas cidades e aumentar o fluxo das vias. Entenda essa nova medida!



Muito se questiona sobre como os famosos carros autônomos conseguirão se locomover pelas cidades sem ultrapassar sinaleiros e ferir as regras do trânsito. Como uma solução, será necessário conectar os veículos ao trânsito da cidade, criando uma maneira deles conseguirem ler as placas e manterem a velocidade permitida nas vias.

Leia mais: Google Maps: 24 pontos turísticos brasileiros ganham navegação imersiva

Além disso, será preciso também estabelecer um leitor para que os carros saibam quando o sinal estiver fechado e acionem o freio sozinhos. Pensando nisso, o Google irá tentar diminuir os congestionamentos na Europa ao mudar o tempo dos semáforos.

Medida começará a ser testada em breve

De acordo com o Google, o projeto-piloto irá começar na região grega da Ática, onde fica localizada a capital Atenas. Segundo o governador local, a região irá assinar um acordo com o Google, fornecendo os dados das redes de celular e satélites. Com isso, a gigante da tecnologia irá conseguir monitorar as condições de tráfego em tempo real.

Desse modo, a tecnologia conseguirá ajustar os semáforos de acordo com o fluxo do trânsito em cada via. Como exemplo, os locais congestionados ficarão com os semáforos abertos por mais tempo. Por outro lado, as vias com trânsito mais tranquilo terá o sinal vermelho fechado por um período maior. Assim, a medida tem o intuito de diminuir o tempo gasto no trânsito, principalmente nos horários de pico.

Em uma entrevista concedida a emissora ade TV grega ERT1, o consultor de segurança rodoviária da região de Ática, Kimon Logothetis, afirmou que a parceria com o Google também servirá para aprimorar o Google Maps. Por meio disso, será possível que o aplicativo sugira rotas alternativas de trânsito.

Por fim, a CNN Grécia afirmou que o contrato será assinado nos próximos dias. Somente a partir daí, será possível ter maiores informações e detalhes sobre como a parceria do Google irá impactar no trânsito da região e, futuramente, no trânsito mundial.




Voltar ao topo

Deixe um comentário