Uma marca de luxo não tão conhecida ficou em primeiro lugar na listra trimestral de empresas e produtos mais quentes, feita pela plataforma global de moda Lyst. Fundada há quase 200 anos na Espanha, a Loewe se tornou a marca mais desejada da contemporaneidade e aquela com o maior impacto sobre os consumidores.
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O ranking leva em consideração as vendas, buscas no Google, estatísticas de engajamento nas redes sociais e menções. Com isso, é possível mensurar o desejo que as grandes grifes estão conseguindo causar nos consumidores de todo mundo. E muito do sucesso estrondoso que a marca espanhola tem feito se deve ao seu diretor criativo, o irlandês Jonathan Anderson.
Loewe é a marca do momento
Esta é a marca de moda mais antiga pertencente ao grupo LVMH, criada em 1876 em Madrid pelo alemão Enrique Loewe. No início, ela era focada apenas na produção de bens duráveis feitos em couro e logo se tornou uma das marcas favoritas da rainha Vitória Eugênia, da Espanha.
Em 1970, o seu processo para roupas e perfumaria começou. Ela foi vendida para a LVMH em 1996.
O crescimento notório da marca começou em 2013, quando Anderson assumiu a direção criativa. Após trocar o time de design da marca para Paris, ele apresentou a sua primeira coleção ao público em 2014. Na época, o principal público da marca era conservador, contando, inclusive, com membros da aristocracia e antiga monarquia espanhola.
Com o passar dos anos, Jonathan conseguiu inserir detalhes jovens e atrair esse novo público para a Loewe. Já em 2015, o diretor conseguiu chamar a atenção de astros do hip-hop, como Jay-Z e ASAP Rocky, que se tornaram verdadeiros fãs. Ao mesmo em que são sutis, as criações de Anderson chamam a atenção do público que busca por uma certa dose de ousadia.
Buscas cresceram 19% e desbancaram Prada
Ao cair nas graças das celebridades, a Loewe passou a ser cada vez mais reconhecida pelos consumidores de todo o mundo. Assim, Jonathan Anderson foi o responsável por criar o macacão de brilhos com mãos trompe l’oeil da Renaissance Tour de Beyoncé. Além disso, foi ele que assinou também o look vermelho de Rihanna no Superbowl.
Além das peças de flor de antúrio que viralizaram entre Zendaya e Emily Ratajkowski, os sapatos da marca também viralizaram nas redes sociais. É possível citar as criações com balões desinflados e saltos inusitados. Com o design inusitado e fashionista de Anderson, a marca chegou ao seu estrelado e se tornou uma das mais valiosas do mundo.
Desse modo, mesmo sem gerar grandes polêmicas em seus desfiles, as roupas da Loewe falam por elas mesmas. Como resultado dessa mudança, as buscas pela marca cresceram em 19% nos últimos três meses. Assim, ela chegou a desbancar a Prada e passou a ser a marca de luxo mais desejada do momento.