scorecardresearch ghost pixel



Luxo silencioso: super-ricos não querem mais ostentação, moda agora é ESTA

Este fenômeno está se tornando cada vez mais comum entre os super-ricos e é de grande interesse para sociólogos e psicólogos.



Você já se perguntou por que, em uma era de riqueza cada vez mais ostensiva, alguns dos indivíduos mais ricos do mundo parecem levar vidas notavelmente “simples”? Este fenômeno, denominado “luxo silencioso“, está se tornando cada vez mais comum entre os super-ricos e é de grande interesse para sociólogos e psicólogos.

Leia também: Se Steve Jobs ainda estivesse vivo, ESTA seria sua fortuna em 2023

Mudança de atitude na exibição de riqueza

Antigamente, a riqueza era algo para se exibir. Mansões enormes, festas extravagantes e carros de luxo eram os sinais mais evidentes de uma grande fortuna. No entanto, um novo tipo de riqueza emergiu no século XXI, onde a ostentação não é apenas desaprovada, mas ativamente evitada.

Esse conceito de ‘luxo silencioso’ reflete uma mudança na atitude em relação à exibição de riqueza. Agora, os mais ricos estão buscando o anonimato e a discrição em vez da ostentação. O luxo, para eles, não se manifesta mais em bens materiais evidentes, mas em experiências exclusivas e itens de alto valor que são notados apenas por aqueles que “conhecem”.

Por exemplo, alguns milionários estão se afastando da arquitetura grandiosa em favor de casas mais discretas, mas extremamente luxuosas. Estes imóveis, embora pareçam modestos à primeira vista, são equipados com o mais sofisticado em tecnologia e design de interiores. Talvez um interruptor de luz que parece simples, mas é importado da Inglaterra e custa mais de 200 dólares, ou um sistema de café que parece comum, mas na verdade é um modelo altamente moderno que custa 15 mil dólares.

O “luxo silencioso” também se manifesta nas escolhas de moda dos ricos. O designer italiano Brunello Cucinelli, por exemplo, cria “uniformes para os ricos”, que são itens de vestuário discretos, mas feitos com os materiais mais raros e luxuosos. Um casaco esportivo de sua linha pode parecer genérico, mas é feito de vicunha, uma lã ultrafina rara, e custa uma pequena fortuna.

Então, o que leva os milionários a escolherem esse ‘luxo silencioso’?

Existem algumas razões possíveis. Para alguns, pode ser uma resposta ao constante escrutínio público que os super-ricos enfrentam. Em uma era de mídia social, manter um perfil discreto pode ser uma forma de manter a privacidade.

Além disso, a ostentação de riqueza também pode tornar-se um alvo. Afinal, exibir bens materiais abertamente pode atrair atenção indesejada, seja de ladrões, golpistas ou apenas da mídia sensacionalista.

No final das contas, talvez o “luxo silencioso” seja uma maneira dos super-ricos sinalizarem a sua riqueza apenas para aqueles que estão “no know”. É uma forma de exclusividade que separa os verdadeiramente ricos dos meramente ricos. Como a editora-chefe da Town & Country, Stellene Volandes, disse, “É mostrar glamour”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário