scorecardresearch ghost pixel



ALERTA: jovem morre após comer macarrão contaminado; entenda o caso

O caso ocorreu na Bélgica e reforça a importância do cuidado com alimentos, sobretudo na sua conservação. Entenda o caso e veja algumas dicas para evitar qualquer acidente do tipo.



Negligenciar o cuidado com alimentos, sobretudo na sua conservação pode causar tragédias. Uma infelicidade desse tipo ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, com um jovem de apenas 20 anos que perdeu a vida após ingerir um prato de macarrão que estava inadequadamente armazenado por cinco dias, sem refrigeração.

Leia também: Açaí e caldo de cana contaminados: estado faz alerta para doença GRAVE

No trágico incidente, a falta de refrigeração permitiu que uma bactéria perigosa se proliferasse, desencadeando o que é conhecido como ‘Síndrome do Arroz Frito’, uma doença potencialmente fatal.

Segundo relatos da imprensa local, no dia em que passou mal, o jovem optou por reaquecer o macarrão no micro-ondas antes de consumi-lo e partiu para se exercitar. Após cerca de meia hora, ele percebeu que não estava bem, voltando para casa com urgência. Infelizmente, ele não buscou auxílio médico imediato, o que resultou na tragédia. No dia seguinte, seus pais o encontraram já sem vida e agora seguem alertando outros jovens dentro e fora do país, segundo informações do Estadão.

Embora seja mais comum associar infecções bacterianas à exposição de alimentos como o arroz, que leva ao nome popular da “Síndrome do Arroz Frito”, é crucial compreender que tais bactérias podem proliferar em qualquer alimento deixado por longos períodos em condições de calor ou temperatura ambiente.

Veja algumas dicas de como ter o melhor cuidado com alimentos

  • A comida que sobra de um dia para o outro pode perfeitamente ser reaproveitada, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar a contaminação e o desperdício. Veja abaixo algumas recomendações para reaproveitar alimentos com segurança.
  • Armazene os alimentos em recipientes limpos e bem fechados, de preferência de vidro;
  • Etiquetar cada vasilha com a data do preparo também pode te ajudar;
  • Dê preferência por guardar os alimentos na geladeira ou no freezer, dependendo do tempo que pretende consumi-los. Na geladeira, a validade é de até três dias para carnes, ovos, leite e derivados, e de até cinco dias para frutas, verduras e legumes. No freezer, a validade é de até três meses para carnes e ovos, e de até seis meses para frutas, verduras e legumes;
  • Se forem alimentos consumidos quentes, aqueça-os bem antes do consumo, até que fiquem bem quentes em todo o seu interior. Isso ajuda a eliminar possíveis bactérias que se multiplicaram durante o armazenamento;
  • Não misture os alimentos novos com os que já estavam guardados, já que isso pode comprometer a qualidade e a validade dos mesmos.

Seguindo essas dicas, é possível comer comida de dias passados com segurança e economia, economizando bastante tempo no dia a dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário