Esta sexta-feira (11) se inicia com condições alarmantes para os moradores do Rio Grande do Sul. De acordo com a previsão divulgada pela MetSul Meteorologia, a região pode contar com chuva forte, raios, granizos e vendavais ao longo do dia. Com isso, haverá tempestades fortes e severas já durante a manhã.
Leia mais: Começou! Governo faz repasse de benefício de R$ 330; você tem direito?
A condição se dá em razão da influência de uma área de menor pressão atmosférica em conjunção com uma frente fria que está presente no estado. Assim, as primeiras horas do dia podem ser de chuvas fortes, muitos raios e vendavais intensos. Além disso, o risco aumenta diante da queda de granizos de variados tamanhos.
Em alguns pontos do estado, os ventos podem atingir velocidades entre 120 km/h até 140 km/h, o suficiente para causar estragos na área. Com os ventos intensos, diversos pontos da região podem ficar sem luz e registrarem danos estruturais e queda de árvores. A recomendação das autoridades é de sair de casa somente em caso de extrema necessidade, devido ao risco de acidentes.
Condições melhoram no fim de semana
Mesmo assustando os moradores da área devido aos ciclones de junho e julho, não se pode comparar os fenômenos. Isso porque o ciclone se dá por ventos fortes durante diversas horas. Já nas condições atuais, os ventos intensos possuem pouca duração. Contudo, a condição irá se amenizando ao longo desta sexta-feira.
Desse modo, o dia ainda será de tempo instável no Norte e no Leste Gaúcho, com chances de temporais isoladas. Já em Santa Catarina, o sol irá aparecer e as temperaturas aumentam em grande parte do estado.
No final de semana, uma nova frente fria se intensifica na metade norte gaúcha e em Santa Catarina, causando chuvas, raios e aumentando o risco de temporais isolados. Por fim, a chegada do ar seco e frio de alta pressão irá garantir sol e frio no domingo.