Os alimentos em conserva presentes nas prateleiras dos supermercados costumam ser vistos como ‘’comida pronta’’. No entanto, nem todas as opções disponíveis apresentam uma lista de ingredientes ruins, que fazem mal à saúde.
Veja também: 3 alimentos para incluir no almoço e que queimam gordura mais rápido
Desse modo, é possível dizer que alguns produtos se encaixam em um grupo aceitável, que oferece uma série de nutrientes essenciais. Quanto a essa informação, é necessário aprender a fazer as melhores compras no mercado.
Dicas para escolher os enlatados para uma refeição saudável
1. Ler o rótulo é sempre a melhor escolha
Não importa se a embalagem é bonita e apresenta frases informando que o conteúdo é integral, diet e zero colesterol. Nesse caso, o que realmente importa está do lado de trás da lata, em letras bem pequenas e discretas. Ao encontrar a composição, avalie os primeiros elementos usados no preparo da compota.
2. Quanto menor o número de ingredientes, melhor
Se a lista de componentes for longa demais, é preciso se preocupar, porque você está querendo levar apenas um vegetal ou uma leguminosa simples. Dito isso, não existe a necessidade de temperos prontos, gordura hidrogenada e muito sódio. Portanto, priorize aqueles que reúnem apenas o básico, como ‘’batata e água’’.
3. Notou que há muitos nomes difíceis? Não compre!
Reforçando a orientação anterior, desconfie de nomes difíceis, que estão normalmente ligados a conservantes. Felizmente, a maioria das marcas atualmente usa um método de esterilização das latas, que dispensam o uso de ativos químicos. Sendo assim, não tenha medo de comprar legumes e grãos em latinhas.
4. Observe as informações nutricionais da embalagem
Se você quer comprar algo que é realmente feito para o preparo imediato na cozinha, com sal, açúcar e temperos, atente-se às informações nutricionais. Esse cuidado é voltado a molhos de tomate e outros acompanhamentos. Dessa forma, a tabela nutricional indica a porcentagem de carboidrato, vitaminas, gordura, etc.
Agora você sabe que pode comprar industrializados que são realmente saudáveis e facilitam os preparos culinários, garantindo refeições mais naturais.