Um anúncio recente pegou de surpresa os usuários do Gmail. Uma mudança significativa na plataforma irá mudar a forma como o Google lida com as contas inativas, principalmente aquelas que foram criadas e nunca mais foram utilizadas. Atualmente, o Gmail é uma das principais plataformas de e-mail, utilizada por pessoas de todo o mundo.
Leia mais: Sem rastro! Nova ferramenta do Google apaga todas suas informações da internet
É um adeus, Gmail?
Ao ser integrado com os demais serviços do Google, como o Google Drive, ele acabou se tornando o centro das operações digitais, assim, é possível que os usuários gerenciem os seus arquivos, e-mails, documentos e planilhas, tudo com um único acesso.
O anúncio feito em relação à exclusão de contas de e-mail inativas reflete o foco que a plataforma vem tendo de otimizar e aumentar a eficiência de seus produtos. Ao manter as contas inativas, o Google consome recursos que poderiam estar sendo utilizados para melhorar a experiência dos usuários que usam ativamente os seus e-mails.
Todas as contas inativas serão excluídas?
Mesmo parecendo uma medida drástica, o Google informou que nem todas as contas inativas serão deletadas. Desse modo, aquelas contas que estão associadas a um canal do YouTube ou que realizam compras serão consideradas como exceções e continuarão funcionando.
A decisão foi baseada na interconexão dos serviços e em como essas contas têm importância para a experiência geral do usuário. Isso, porque mesmo estando inativas em termos de e-mail, as contas ainda têm um certo valor dentro do ecossistema do Google, seja pelos arquivos do Drive ou pelas contas em demais sites.
Assim, o anúncio da empresa reforça o compromisso da plataforma com a melhoria contínua de seus serviços e com o gerenciamento eficaz das ferramentas. Claro, há uma medida simples para evitar que a sua conta seja desativada: acessá-la regularmente.
Devido a uma política estabelecida pelo Google, o usuário que acessar a sua conta de e-mail pelo menos uma vez a cada dois anos não terá a conta deletada. Por meio dessa etapa simples, o usuário consegue garantir a segurança de sua conta e evita perder os possíveis e-mails ou arquivos que estejam armazenados nela.