scorecardresearch ghost pixel



Sem rastro! Nova ferramenta do Google apaga todas suas informações da internet

Com a nova ferramenta, os usuários poderão solicitar a remoção de todas as informações que envolvam seus dados dos resultados de pesquisa.



O Google anunciou nesta quinta (3) uma nova função que permite apagar rapidamente as informações sobre você da ferramenta de busca. A nova central foi chama de “Resultados Sobre Você”, onde ficará reunido todas as informações que envolvam o seu nome, e-mail e demais dados pessoais. Por meio dela será possível solicitar a remoção dessas informações de uma única vez.

Veja também: Olha o prazo! Em agosto, o Google Drive estará indisponível para QUEM?

No entanto, a novidade está disponível ainda somente nos Estados Unidos, em inglês. Porém, a expectativa é de que a central seja liberada em breve em outros países e em demais idiomas. Além de reunir os dados disponibilizados na aba de pesquisas, a nova central também irá alertar sempre que uma nova informação relacionada aos seus dados aparecer no buscador.

Como conferir a nova ferramenta?

Para conferir o “Resultados sobre você”, o usuário precisará acessar sua conta Google e clicar sobre sua foto. Em seguida, basta clicar na opção com o nome da central. Por ela, será possível autorizar o monitoramento. Assim, o usuário deverá informar seu nome completo, número de telefone, dados de contato e e-mail.

Dessa forma, quando a plataforma estiver disponibilizada no Brasil, os usuários poderão definir se desejam receber o alerta pelo seu celular, disponibilizado para quem possui Android, ou por e-mail. Pela página da plataforma, será possível solicitar a remoção das informações pessoais. Atualmente, esse processo é feito pelo formulário disponibilizado pelo Google.

SafeSearch será padrão no buscador

Além do controle da disponibilização de informações pessoais, o Google anunciou que o SafeSearch irá atuar como padrão na ferramenta de busca. Esse mecanismo limita o acesso a conteúdos considerados sensíveis ou violentos. Assim, o buscador irá desfocar automaticamente as imagens que se enquadrem nessas categorias.

Desse modo, o intuito da empresa é de “melhorar a experiência para as famílias”. Porém, mesmo com o lançamento das novidades, o usuário terá a opção de voltar a configuração anterior do buscador, caso seja de seu interesse. Para isso, basta desativar o SafeSearch nos ajustes da conta Google.

Por fim, o Google simplificou o formulário para pessoas que desejam remover suas fotos íntimas, publicadas sem seu consentimento, dos resultados das buscas. Assim, caso você deseja que uma imagem íntima sua seja removida, será preciso acessar a página do suporte e clicar em “Iniciar solicitação de remoção”. O recurso já está disponível no Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário